abril 24, 2012

... O ESTADO A QUE ISTO CHEGOU!


 
"O capitão Salgueiro Maia (1944-1992), membro do Movimento dos Capitães, depois Movimento das Forças Armadas, teve um papel decisivo nas operações que conduziram ao derrube do regime em 25 de Abril de 1974. Na preparação do golpe, deu-se conta da degradação do regime, que nem se sabia defender: os dois pides que o vigiavam faziam-se transportar num pouco discreto Toyota amarelo...


Na madrugada desse dia, reuniu os soldados da Escola Prática de Cavalaria na parada do quartel e disse-lhes: "Há diversas modalidades de Estado: os estados socialistas, os estados corporativos e o estado a que isto chegou! Ora, nesta noite solene, vamos acabar com o estado a que chegámos. De maneira que quem quiser vem comigo para Lisboa e acabamos com isto. Quem é voluntário sai e forma. Quem não quiser vir não é obrigado e fica aqui."
Veio com 240 homens, numa coluna de blindados que saiu de Santarém às 3 da manhã e ia mudar a História de Portugal."
                       Ferreira Fernandes e João Ferreira,
in Frases que fizeram a História de Portugal,





25 de Abril
Esta é a madrugada que eu esperava
O dia inicial inteiro e limpo
Onde emergimos da noite e do silêncio
E livres habitamos a substância do tempo

Sophia de Mello Breyner Andresen,
in O Nome das Coisas, 1977




CONVITE
Para comemorar abril na Marinha Grande, participe hoje e amanhã nas comemorações do 25 de abril, promovidas pela Câmara Municipal.
Um convite especial para a palestra que vai ser proferida pelo Prof. Dr. José Filipe Pinto, amanhã, pelas 16:00, na Biblioteca Municipal, intitulada "A Censura e os atrasos de Portugal".
Também amanhã, dia 25 de abril, pelas 15:30, na sala de periódicos da Biblioteca Municipal será exibido o documentário intitulado A HORA DA LIBERDADE, de Emídio Rangel e outros, SIC Home Vídeo.

PARTICIPE

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...