"Os livros são a medicina do esquecimento"
Padre António Vieira (1652)
Em 1996, por decisão da UNESCO, o dia 23 de abril começou a ser assinalado como o
DIA MUNDIAL DO LIVRO E DOS DIREITOS DO AUTOR.
Porquê a 23 de abril?
Por ser uma data simbólica para a literatura, já que a 23 de abril de 1616 desapareceram dois dos maiores nomes da literatura mundial: o romancista espanhol Miguel Cervantes e o dramaturgo inglês William Shakespeare. Também no dia 23 de abril, dia de S. Jorge, nasceu na Catalunha a tradição de oferecer uma rosa a quem comprar um livro. Recentemente, nesta data, a troca de uma rosa por um livro tornou-se uma tradição adotada por vários países do mundo.
Em 2012, e por iniciativa da Direção-Geral do Livro e das Bibliotecas (DGLB), as comemorações do Dia Mundial do Livro devem acontecer em articulação com o Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre Gerações, que já foi tema de mensagem no nosso blogue. Relembre aqui.
Neste âmbito foram lançados por aquela Direção-Geral dois passatempos, que têm como objetivo comum a aproximação de gerações - "Avô, como era no teu tempo?" e "Envelhecimento ativo e diálogo entre gerações". Veja aqui os respetivos regulamentos.
"Uma biblioteca é uma das mais belas paisagens do mundo."
Jacques Sternberg
Nós não ficámos indiferentes ao desafio da DGLB. E neste dia, no Dia Mundial do Livro, as portas da nossa Biblioteca Municipal abriram-se e cruzaram-se gerações em torno dos livros. Recebemos um grupo de crianças do Jardim Infantil "O Recreio" e um grupo de utentes do Lar das Vergieiras da Santa Casa da Misericórdia. Neste dia a nossa Biblioteca transformou-se mesmo numa das mais belas paisagens do mundo, tendo como horizonte os livros, a leitura e a comunicação entre todos.
FAÇA DO LIVRO UM AMIGO
FAÇA AMIGOS
VENHA À BIBLIOTECA MUNICIPAL
Sem comentários:
Enviar um comentário