março 17, 2011

"Afinal, se a gente não se divertir o que é que a gente vai fazer!"

Elis Regina, sem dúvida uma das maiores cantoras brasileiras de todos os tempos, nasceu a 17 de Março de 1945 em Porto Alegre. Tornou-se conhecida em 1965 ao vencer o I Festival de Música Popular Brasileira da TV Excelsior, ao cantar a música "Arrastão", de Edu Lobo e Vinicius de Moraes. Elis Regina aventurou-se por muitos géneros musicais desde a MPB, passando pela Bossa Nova, o Samba, o Rock e o Jazz. Interpretou canções como "Madalena", "Como nossos pais", "Águas de Março", que ainda hoje continuam famosas e memoráveis.
Foi a primeira pessoa a inscrever a voz como instrumento na Ordem dos Músicos do Brasil. E era. A voz de Elis era um instrumento afinado, colocando carisma e emoção em cada canção.

Envolveu-se em tudo de forma radical. Com a música, com a política, com a vida. A sua máxima era: "Cara feia pra mim é bode... Sou mais ardida que pimenta!".

Elis Regina morreu precocemente, com apenas 36 anos em 1982, devido a complicações decorrentes de uma overdose de cocaína e álcool, deixando uma vasta obra na música popular brasileira.



A Biblioteca Municipal possui o CD "Vive", editado em 1998,
encontrando-se ao seu dispôr na Sala Audio-Vídeo.

1 comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...