março 01, 2011

“Escrever é ter a companhia do outro nós que escreve”


Virgílio Ferreira, autor de uma obra multifacetada repartida pelo romance, o conto, o ensaio e o diário, foi um dos grandes romancista do século XX. Nasceu em Melo, uma aldeia do concelho de Gouveia a 28 de Janeiro de 1916. Estudou no seminário do Fundão, licenciou-se em Filologia Clássica na Universidade de Coimbra e exerceu funções docentes no ensino secundário.

A partir da publicação de "Manhã Submersa" em 1954 e, sobretudo, de "Aparição" em 1959, Virgílio Ferreira adere a preocupações de natureza metafísica e existencialista. O ensaio é outra das grandes vertentes da sua obra que, aliás, acaba por influenciar a sua criação romanesca. O autor deixou-nos ainda vários volumes do diário intitulado "Conta-corrente".
Em 1992 recebeu o Prémio Camões.
Morreu em Lisboa aos 80 anos a 1 de Março de 1996.


Em 1997 a família de Virgílio Ferreira doou o seu espólio à Biblioteca Nacional. Ainda nesse ano, a Universidade de Évora instituiu o Prémio Virgílio Ferreira, com o objectivo não só de homenagear o escritor que lhe dá o nome, mas também de galardoar o conjunto da obra literária de um autor de língua portuguesa relevante no âmbito da narrativa e/ou ensaio.

Este ano, a Universidade de Évora distinguiu a escritora Maria Alzira Seixo com o Prémio Virgílio Ferreira.

Veja AQUI a bibliografia do autor que a Biblioteca Municipal disponibiliza para empréstimo domiciliário.

Para ficar a conhecer melhor a obra da galardoada deste ano do Prémio Virgílio Ferreira, veja AQUI a bibliografia existente na Biblioteca Municipal.

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...