março 16, 2011

"Ó subalimentados do sonho! A poesia é para se comer"


Natália Correia, poetisa, ficcionista, ensaísta, tradutora, autora da letra do hino dos Açores, nasceu a 13 de Setembro de 1923 na ilha de São Miguel, nos Açores. Tomou parte nos movimentos de oposição ao estado Novo, tendo participado no MUD (Movimento de Unidade Democrática), no apoio às candidaturas para a Presidência da República do general Norton de Matos e de Humberto Delgado. Foi condenada a três anos de prisão, com pena suspensa, pela publicação da "Antologia da Poesia Portuguesa Erótica e Satírica", e processada pela responsabilidade editorial das "Novas cartas portuguesas" de Maria Isabel Barreno, Maria Velho da Costa e Maria Teresa Horta. Deputada à Assembleia da República (1980-1991), interveio politicamente ao nível da cultura e do património, na defesa dos direitos humanos e dos direitos das mulheres.


Natália Correia recebeu, em 1991, o Grande Prémio de Poesia da Associação Portuguesa de Escritores pelo livro "Sonetos Românticos". Nesse mesmo ano foi-lhe atribuída a    Ordem da Liberdade. Morreu a 16 de Março de 1993 de ataque cardíaco.

Natália Correia foi autora de polémicas intervenções parlamentares, das quais ficou célebre, num debate sobre o aborto, em 1982, a réplica satírica que fez a um deputado do CDS sobre a fertilidade do mesmo. A sua resposta em poema fez rir todas as bancadas  e os trabalhos parlamentares foram interrompidos.

Já que o coito-diz Morgado-
tem como fim cristalino,
preciso e imaculado
fazer menina ou menino;
de cada vez que o varão
sexual petisco manduca,
temos na procriação
prova de que houve truca-truca.
Sendo pai só de um rebento,
lógica é a conclusão
de que o viril instrumento
só usou -parca ração!-
uma vez. E se a função
faz o órgão-diz o ditado-
consumada essa execpção,
ficou capado o Morgado.



 
Consulte AQUI a bibliografia da autora que a Biblioteca Municipal tem à sua disposição. Requisite um livro e fique a conhecer um pouco melhor a sua obra.

2 comentários:

  1. EXCEPCIONAL!!
    Devia haver mais deputados, como ela o foi.
    Alexandre

    ResponderEliminar
  2. Dueto fantástico entre a Natália e a Amália. Obrigado pela divulgação. Desconhecia de todo.
    Continuem.
    Maria

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...