março 03, 2011

"PORQUE É QUE SOU ENGRAÇADO?"

"Não nasci na Graça nem o meu pai era para graças...."

Segundo o historiador Vítor Pavão dos Santos, o autor da frase  criou "o português que se desenrasca, meio aldrabão, cheio de bazófias".

De quem falamos?

António Silva, um dos maiores actores portugueses, nasceu em Lisboa a 15 de Agosto de 1886. Teve a sua formação teatral em grupos amadores e estreou-se profissionalmente em 1910 com a peça "O novo Cristo" de Tolstoi.
Foi a "Canção de Lisboa", de Cottinelli Telmo, em 1933, que o projectou no cinema. O seu papel como alfaiate Caetano tornou-se rapidamente num enorme sucesso.


Em 1944 ganhou o prémio "Actor do Ano" pelo seu desempenho em "A menina da rádio".
Fez mais de trinta filmes, entre eles "O Pátio das cantigas" em 1942, "O Costa do castelo" em 1943, "O Leão da Estrela" em 1947, entre outros.
A 4 de Novembro de 1966 foi distinguido como Oficial da Ordem Militar de Santiago da Espada, uma das Antigas Ordens Militares que distinguiam o mérito literário, científico e artístico.

Morreu aos 85 anos a 3 de Março de 1971.

A Biblioteca Municipal tem alguma filmografia dos clássicos do cinema português e para uma pesquisa mais personalizada consulte-nos em http://services.cm-mgrande.pt/pacweb

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...