março 29, 2011

"Precisa-se de matéria-prima para construir um país"


"O suporte da identidade é o corpo que habitamos"


Eduardo Prado Coelho, ensaísta e crítico literário, nasceu em Lisboa a 29 de março de 1944 e faleceu a 25 de agosto de 2007. Foi colaborador de diversos jornais e revistas. No ensaio, diversificou as suas áreas de especialização pela história do cinema, pela crítica literária e pela reflexão cultural, tendo desempenhado um papel activo na vida cultural portuguesa.
Em 1996 foi distinguido com o Grande Prémio de Literatura Biográfica da Associação Portuguesa de Escritores/Câmara Municipal do Porto, em 2004  com o Grande Prémio de Crónica João Carreira Bom e em 2006, com o Prémio Arco-íris da Associação ILGA Portugal.


Em 2009 foi instituído o Prémio Eduardo Prado Coelho pela Associação Portuguesa de Escritores e patrocinado pela Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão e destina-se a galardoar anualmente uma obra de ensaio literário, em português e de autor português, publicada em livro, em primeira edição, no ano anterior ao da sua entrega.


"Tornamo-nos amigos de pessoas que não conhecemos,
porque um dia descobrimos um livro delas"

Fique a conhecer melhor o autor e a sua obra, consulte AQUI a sua bibliografia que a Biblioteca Municipal tem à sua disposição.

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...