agosto 23, 2013

LEITURA DE FIM DE SEMANA



"As abelhas chegaram no verão de 1964, o verão dos meus catorze anos, o verão em que a minha vida descreveu uma órbita completamente nova. (...)
Vivíamos em função do mel. Engolíamos uma colherada de manhã para despertar e outra à noite para ajudar a adormecer. Tomávamos uma a cada refeição para nos apaziguar o espírito, nos dar energia e imunizar contra as doenças fatais. Pincelávamo-nos com mel para desinfetar os golpes ou para tratar os lábios gretados. Estava presente no nosso banho, no creme para a pele, no chá de framboesa e nos biscoitos".
 
 
 
 
Caro Leitor não é nossa intenção que se dedique à apicultura este fim de semana, mas tão somente que aceite a nossa sugestão de leitura.
 
E essa sugestão tem abelhas e mel?
 
Tem sim, enxames!!
 
Da escritora norte americana Sue Monk Kidd
Editado pela Asa
A Vida Secreta das Abelhas
 
 



Lily cresceu na convicção de que, acidentalmente, matou a mãe quando tinha apenas quatro anos. Do que então conteceu, ela tem não só as suas próprias recordações mas também o relato do pai. Agora, aos catorze anos, tem saudades da mãe, a quem mal conheceu mas de quem se recorda, e sente uma desesperada necessidade de perdão. Vive com o pai, violento e autoritário, numa quinta da Carolina do Sul, e tem apenas uma amiga, Rosaleen, uma criada negra cujo semblante severo esconde um coração doce. Na década de 60, a Carolina do Sul é um sítio onde a segregação é ainda realidade. Quando, ao tentar fazer valer o seu recém-conquistado direito de voto, Rosaleen é presa e espancada, Lily decide agir. Fugidas à justiça e ao pai de Lily, elas seguem o rasto deixado por uma mulher que morreu dez anos antes e encontram refúgio na casa de três excêntricas irmãs apicultoras. Para Lily esta vai ser uma viagem de descoberta, não só pelo mundo, mas também do mistério que envolve o passado da sua mãe.


 



"Comovente...Lily é uma personagem autêntica e o enredo magnífico"
                                                                        USA Today

 




 
Sue Monk Kidd nasceu a 12 de agosto de 1948 em Sylvester, nos Estados Unidos da América. É uma aclamada autora de biografias tendo já recebido vários prémios literários. Dois dos seus contos foram selecionados para a coletânea Best American Short Stories.
O seu romance, que hoje lhe sugerimos para leitura de fim de semana, A Vida Secreta das Abelhas foi nomeado para o prestigiado Orange Prize.
É um romance sobre o poder transcendente do amor e a faceta feminina de Deus. A família pode ser encontrada nos sítios menos prováveis - talvez não sob o nosso próprio teto, mas no sítio mágico onde encontramos o amor.
Com dois milhões de exemplares vendidos só nos Estados Unidos, o romance já foi adaptado ao cinema em 2008. O filme foi realizado por Gina Prince-Bythewood, com Dakota Fanning, Jennifer Hudson, Queen Latifah e Alicia Keys nos papeis principais.
 


 
 
 
 
Bom Fim de Semana
   

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...