agosto 08, 2013

FELIZ ANIVERSÁRIO JOSTEIN GAARDER


"Para nos tornarmos bons filósofos precisamos unicamente da capacidade de nos surpreendermos."
                                                                                                      Jostein Gaarder
 
 
 
 
 

Jostein Gaarder nasceu  em Oslo, a 8 de agosto de 1952, e é professor de filosofia do ensino secundário. Desde 1986, tem publicado diversos contos e romances para crianças e jovens, tendo sido distinguido com importantes prémios literários no seu país de origem.
Consagrou-se como escritor a nível internacional quando, em 1991, publicou Sofies Verden (O Mundo de Sofia), obra que veio a constituir em enorme sucesso, acabando por ser traduzida para cerca de meia centena de idiomas.
 
"Continuo a considerar-me um professor. Depois de escrever o Mistério do Jogo das Paciências, o meu primeiro grande suceso, ganhei prémios e pensei tornar-me escritor a tempo inteiro. Foi por isso que escrevi O Mundo de Sofia, baseando-me na minha experiência a ensinar jovens. Não podia podia desperdiçar isso, e senti que era um dever escrever esta obra. Disse à minha mulher: "Estou a escrever um livro que, provavelmente, não nos dará dinheiro nenhum". Ela disse: " Então escreve-o rápido". E escrevi. Em três meses, durante 15 horas por dia. O meu editor na Noruega hesitou em publicá-lo porque é um livro híbrido. É sobre filosofia, mas ainda assim, um romance. Na altura, escrevi um cartão à editora a agradecer por publicarem um livro por razões culturais. Não tardou muito até serem eles a agradecer".
 
 
" O Mundo de Sofia de Jostein Gaarder é um sucesso literário só comparável ao Nome da Rosa de Umberto Eco"
                                                                                                             Der Spiegel
 
 
 
Em 1994, o norueguês Jostein Gaarder figurou nas listas de best-sellers com o seu romance O Mundo de Sofia. Sofia, com 14 anos de idade, encontra um dia na caixa do correio dois bilhetes deixados por um desconhecido, em que estão escritas as seguintes perguntas: "Quem és?" e "De onde é que viemos?". Com estas interrogações começa a maior aventura de toda a sua vida, um passeio emocionante pela história da filosofia europeia. Toda a história se baseia na relação das duas personagens principais. Alberto Knox, um estranho e apaixonado professor, que fez da filosofia a sua razão de viver, explica à jovem e curiosa Sofia Amundsen a vida e a obra dos grandes pensadores da humanidade. A genial combinação de questões básicas da filosofia, aliada a um enredo emocionante que situa o leitor no centro da ação, é uma das razões do enorme sucesso do romance.
 
"Tornei-me famoso por afirmar que o mundo existe"
                                                                                                  Jostein Gaarder
 
 
 
 Os outros livros que Jostein Gaarder escreveu, o leitor já sabe onde os pode requisitar, na Biblioteca da sua cidade.
 

A Good Book por Stan Moeller
 
 
Boas Leituras
 



Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...