agosto 21, 2013

ABRA O FRIGORÍFICO E ...


 
 
Ilustração de C. F. Payne
 
 
Chega o Leitor cansado a casa depois de mais um dia passado na praia com a família e,
não sabe o que fazer para o jantar!
 
A sua preocupação vai acabar quando for à Biblioteca Municipal da sua cidade
e requisitar o livro que lhe vai simplificar a vida:

de Xabier Gutiérrez
e editado pela Everest
 
 




A situação é muito clara. Estamos na cozinha de nossa casa e dispomos, por um lado, do equipamento habitual numa cozinha caseira: congelador, frigorífico, forno, microondas...
 
Por outro lado, ao abrir o frigorífico encontramos os ingredientes que se encontam no mercado ou no supermercado. Temos à nossa disposição pimentos, cebolas, frango, tomates, alho...
 
O Leitor conhece os gostos, manias e predileções da sua família, portanto metade da batalha está sob controlo. A outra metade é conseguir fazer com que fiquem entusiasmados com o que lhes prepara.
 
E como é que este livro o pode ajudar?
É muito simples.
Vá ao frigorífico e dê uma olhadela no que tem lá dentro...
 
 
Encontrou pimentos!!!
Ótimo.
 
 
O pimento é um dos vegetais com mais personalidade de entre os que temos nas nossas casas. E qualquer das suas espécies (verde, amarelo, vermelho, malaguetas...) utiliza-se mais para valorizar o prato do que como acompanhamento.
 
O leitor pode fritar pimentos, cozinhar pimentos com anchovas ou lombo de porco, rechear pimentos e fritá-los, assar pimentos recheados, ou mais simples ainda, pimentos em salada.
 
 
 
 
Desta vez o que encontrou foram figos!!
Maravilha!
 
 

 Figos quentes abertos ao meio, grelhados, envolvidos numa fatia de bacon, mantendo-os até que este último fique dourado... simplesmente magníficos!
Inteiros, envolvidos em papel de alumínio com um pouco de canela, casca de laranja e um pouco de manteiga. Fechar bem o rolinho e deixá-lo pelo menos 20 minutos no forno. Delicioso.
Frios. Partir os figos para fazerem parte de um vinagrete, como sobremesa ou como acompanhamento de um  guisado de carne.
Uma delícia especial são rodelas de figo sobre queijo Camembert, queijo azul ou queijo Cabrales. Tudo isto regado com um bom vinho: único!
 
 




Xabier Gutiérrez é licenciado em psicologia pela UPV.
Gosta de viajar e conhecer cozinhas diferentes: quanto mais longínquas, mais divertidas. Adora tudo o que tem motor e é autónomo... como ele.
Gosta da magia e da escuridão das salas de cinema. Gosta de dois animais tão diferentes quanto dignos: o touro e o porco.
Adora fazer receitas fáceis para despertar nos seus leitores o "bichinho" da culinária.
E este livro é um compêndio de tudo isso: receitas muito simples e combinações por vezes ousadas mas sem complicações, para despertar o gosto de cozinhar.

Xabier Gutiérrez foi galardoado com o Prémio Nacional de Gastronomia para a melhor publicação de 2005 por Asfalto Culinário, também da editora Everest.




Fazer uma cozinha simples, criativa, dietética e saborosa. Saber apreciar tudo o que o mercado nos oferece. Tudo tem um sabor e temos de aprender a apreciar tudo...
 
Boa Semana e Bons Cozinhados
 
 
 


Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...