agosto 30, 2013

LEITURA DE FIM DE SEMANA


 As férias acabaram,
é tempo de desfazer as malas, de devolver os livros à Biblioteca e de
 requisitar outros.
As férias podem ter acabado,
mas o gosto pela leitura não e as idas à Biblioteca Municipal vão continuar.

 
 
Para esta leitora as férias terminaram mesmo numa sexta-feira, dia em que temos a habitual sugestão de leitura de fim de semana.
 

E a nossa sugestão de hoje vai para um escritor e cineasta chinês, Dai Sijie. Depois do seu livro ter sido um êxito editorial em França, o seu filme foi candidato aos globos de ouro no Festival de Cannes de 2003, para a categoria de melhor filme estrangeiro.

 


Dai Sijie nasceu a 2 de março de 1954, na China, na província de Fujian. De 1971 a 1974, foi submetido ao regime de "reeducação" pelos Guardas Vermelhos maoístas, numa aldeia das montanhas. Retomou depois os seus estudos liceais, que concluiu em 1976. Após a morte de Mao, estudou História de Arte e frequentou um curso de cinema que lhe permitiu viajar até Paris, onde se instalou em 1984. Em 1989 realizou o seu primeiro filme "Chine Ma Douleur".
"Balzac e a costureirinha chinesa" foi o seu primeiro romance, que após ter sido um êxito em França, foi traduzido em diversas línguas.


"Odeio todos aqueles que nos proibiram estes livros."
 
  


"Tirei os romances da mala, um por um, abri-os, contemplei os retratos dos autores e passei-os a Lou. (...) Durante todo o mês de setembro, depois do arrombamento, sentimo-nos tentados, invadidos, conquistados pelo mistério do mundo exterior, sobretudo o da mulher, do amor, do sexo, que os escritores ocidentais nos revelavam dia após dia, página após página, livro após livro."



Editado pela Terramar
Do escritor e cineasta Dai Sijie
Balzac e a costureirinha chinesa 
 






 

Na China de Mao, em plena Revolução Cultural, dois jovens "perigosos intelectuais" descobrem a felicidade através da leitura de Balzac e de outros escritores ocidentais.
Como?
Graças à surpreendente descoberta de uma misteriosa mala recheada de grandes livros, de grandes escritores do património universal (além de Balzac, Dostoievski, Stendhal, Flaubert, Tolstoi e outros), todos traduzidos para chinês. E estes dois amigos, transferidos para uma longínqua aldeia, lá para as bandas do Tibete, apaixonam-se por uma insinuante costureirinha que aí conhecem. Mas será Luo, exímio contador de histórias, a conquistar o coração da jovem montanhesa, com a ajuda de Balzac e de alguns dos seus romances.
O poder mágico da literatura!
 
 
 
 
 
 
 
Bom Fim de Semana com Boas Leituras 
 
  
 

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...