maio 08, 2012

LIVROS EM MOVIMENTO


As fotografias que apresentamos são da maior biblioteca do mundo dedicada à literatura infanto-juvenil. Trata-se da Biblioteca Internacional da Juventude, situada em Munique, Alemanha. Foi criada em 1949, pela alemã Jella Lepman, que cuidava de orfãos da 2ª Guerra Mundial e que viu na possibilidade das crianças contactarem e conhecerem as diferentes culturas de outros países uma forma de ultrapassarem os horrores da guerra e da ideologia nazi. Para ela a literatura, concretamente a dedicada à infância, era a melhor forma de o conseguir.  Com este espírito, escreveu a autores e editores do mundo inteiro, pedindo doações de livros em várias línguas. A sede da biblioteca está instalada no edifício das fotos.
Atualmente a BIJ conta com aproximadamente 580.000 livros infantis e juvenis, em mais de 130 línguas, na sua maioria resultante de doações de editores, escritores e ilustradores de todo o mundo. O acesso à biblioteca é livre e o empréstimo de livros gratuito.

A literatura infanto-juvenil portuguesa também faz parte do espólio documental desta biblioteca, com livros de autores tais como,  Ana Saldanha, Gonçalo M. Tavares, Luísa Ducla Soares, Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, Alice Vieira e Mia Couto e de ilustradores como Pedro Leitão, Danuta Wojciechowska, André Letria, Luís Henriques e Rachel Caiano.

Anualmente, a Biblioteca Internacional da Juventude procede à seleção de um conjunto de 250 livros de mais de 50 países, destinados a integrarem uma exposição para estar patente ao público na Feira do Livro Infantil de Bolonha (Itália) e cujo conteúdo aborde questões fundamentais para a formação das crianças. 
Da lista de 2012 constam 2 livros portugueses:   "A manta", de Isabel Minhós Martins, com ilustração de Yara Kono, editado pela Planeta Tangerina, que é uma história sobre a memória e a relação entre pais, filhos e avós, elogiada pela biblioteca por valorizar a importância da memória sobre os bens materiais; o outro livro selecionado é "Meia hora para mudar a minha vida", romance de Alice Vieira para jovens e sobre a adolescência, editado pela Caminho, tendo a biblioteca sublinhado o trabalho da escritora na construção da personagem Branca, a protagonista adolescente, e o sentido de humor e empatia transmitidos.



A Biblioteca Internacional da Juventude representa a importância que a literatura tem na formação das crianças e jovens, sendo também um símbolo da união de culturas, línguas e tradições à escala mundial.


A nível local e numa escala bem diferente, também nós podemos dar o nosso contributo para a divulgação da literatura infantil, tornando-a mais acessível a todas as crianças do concelho.  Foi o que aconteceu hoje, porque hoje houve LIVROS EM MOVIMENTO pelas escolas do 1º ciclo. Trata-se de um projeto do Município da Marinha Grande que, através da Biblioteca Municipal, faz "circular" mais de 700 livros pelos 13 estabelecimentos de ensino aderentes ao projeto e que ainda não possuem biblioteca escolar devidamente equipada.





"Escrevendo ou lendo nos unimos para além do tempo e do espaço, e os limitados braços se põem a abraçar o mundo;
a riqueza de outros nos enriquece a nós. Leia."

Agostinho da Silva (1906-1994)
Filósofo, poeta e ensaísta português


Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...