Hoje, dia 25 de maio, comemora-se o Dia de África. Esta data pretende assinalar em todo o mundo o aniversário da criação da OUA - Organização de Unidade Africana, que aconteceu a 25 de maio de 1963. Esta organização foi instituída para incentivar a cooperação entre todos os países africanos e o bom relacionamento entre todas as outras regiões do mundo. A partir de 2002 a organização passou a designar-se União Africana e o dia 25 de maio transformou-se, progressivamente, numa data simbólica para a afirmação do combate dos povos do continente africano pela liberdade, pela paz e pelo desenvolvimento.
E porque as nossas raízes e a nossa História nos ligam a África, também a nossa sugestão de leitura de fim de semana se liga com este tema. Sugerimos um livro, que é antes de mais um álbum fotográfico, 335 páginas a preto e branco, com imagens de rara beleza e de cruéis realidades.
"[...] A fotografia, banal em outras circunstâncias, ganha a dimensão de arte mágica. O fotógrafo já não é alguém que maneja uma técnica familiar. É um feiticeiro, um criador de realidades que, sendo visíveis, não eram passíveis de serem olhadas antes da sua chegada. Eis o resultado dessa magia: aqui se reúnem retratos do Homem experimentando os limites da sua condição humana, estão aqui as fundas mutilações causadas pela guerra, pela fome, pela doença. [...] Sebastião Salgado confirma o poder mágico da imagem: desocultar os múltiplos sentidos do acontecido, libertar o tudo que poderia ter sido naquilo que simplesmente foi."
Mia Couto
Sebastião Salgado nasceu em Minas Gerais, no Brasil, a 8 de fevereiro de 1944 e tem Paris como sede do seu trabalho. Economista de formação, iniciou a sua carreira de fotógrafo em 1973. Viajou por mais de 100 países para realizar projetos fotográficos condensados em livros. O seu trabalho tem sido e continua a ser exposto por todo o mundo.
"Espero que a pessoa que entra nas minhas exposições não seja a mesma ao sair. Acredito que uma pessoa comum pode ajudar muito, não apenas doando bens materiais, mas participando, sendo parte das trocas de ideias, estando realmente preocupada sobre o que está acontecendo no mundo."
Sebastião Salgado
PASSE PELA BIBLIOTECA MUNICIPAL
PASSE A CONHECER!
PASSE A CONHECER!
Sem comentários:
Enviar um comentário