Sempre que possível, tentamos que a nossa sugestão de leitura de fim de semana surja contextualizada, tentando estabelecer ligação entre a proposta de leitura e a realidade. Neste âmbito, o nosso tema de leitura surge ligado aos museus.
Porquê?
Porque em 1977, o Conselho Internacional de Museus (ICOM) criou o Dia Internacional dos Museus, assinalado, hoje, dia 18 de maio, com o intuito de sensibilizar o público para o papel dos museus no desenvolvimento da sociedade.
O tema escolhido pelo ICOM para as comemorações do Dia Internacional dos Museus 2012 é “MUSEUS NUM MUNDO DE MUDANÇA: Novos Desafios, Novas Inspirações”.
O tema escolhido pelo ICOM para as comemorações do Dia Internacional dos Museus 2012 é “MUSEUS NUM MUNDO DE MUDANÇA: Novos Desafios, Novas Inspirações”.
Fonte: http://www.ipmuseus.pt/
"Os museus preservam a propriedade cultural mundial e interpretam-na ao público."
Geoffrey Lewis, Comité de Ética do ICOM
(International Council of Museums)
Neste contexto, temos duas propostas de leitura para lhe fazer: um ROTEIRO e um ROMANCE.
Roteiro de Museus e Centros de Ciência de Portugal
Publicado pela Associação de Museus e Centros de Ciência de Portugal (MC2P)
Criada oficialmente em 2004, a MC2P (...) pretende promover a literacia científica e técnica, a cooperação entre museus e centros de ciência portugueses - bem como a cooperação internacional - e reforçar o papel destas instituições na sociedade.
Neste roteiro são apresentadas as instituições que aderiram à MC2P, museus e centros de ciência em Portugal, o que poderá motivar visitas e descobertas inesperadas.
VENHA DESCOBRIR TAMBÉM!
Se não está nos seus planos viajar ou visitar museus e centros de ciência, então pode optar pela segunda sugestão de leitura que lhe deixamos. Trata-se de um romance de ficção, também ligado ao nosso tema de hoje, os museus.
de Howard Norman,
editado pela Temas e Debates.
Resumo: Halifax, Canadá, 1938. DeFoe Russet, orfão desde os nove anos, cresceu dentro de um hotel sob a proteção do seu carismático tio Edward. Aos trinta anos começa a trabalhar como guarda, juntamente com o tio, no Museu Glace de Halifax. A chegada ao museu de um quadro holandês, intitulado Judia numa Rua de Amsterdão, vai perturbar a vida de todas as personagens. Imogen, a jovem guardiã de um pequeno cemitério judeu, acredita ser a reencarnação da figura central do quadro, Anne Meijer, a esposa do pintor assassinado pelos nazis semanas antes, e convence DeFoe a acompanhá-la a Amsterdão para conhecer o cenário da sua antiga vida.
Howard Norman, escritor norte-americano, nascido em 1949, é autor de vários romances, entre os quais The Northern Lights (1987) e The Bird Artist (1994), que foram finalistas do American National Book Award. Foi laureado com o prémio Lannan para ficção. Os seus livros foram traduzidos em doze línguas.
Nasceu em Ohio, nos Estado Unidos da América, mas cedo mudou para o Canadá, onde ganhou notoriedade como escritor. É docente na University of Maryland.
ACEITE AS NOSSAS SUGESTÕES
PASSE PELA BIBLIOTECA MUNICIPAL
TENHA UM BOM FIM DE SEMANA
Sem comentários:
Enviar um comentário