junho 20, 2011

"UM REFUGIADO SEM ESPERANÇA, JÁ É DEMAIS"

A Assembleia Geral da ONU, com a resolução 55/76 de 2001, estabeleceu o dia 20 de junho como o  DIA MUNDIAL DO REFUGIADO.


O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados, ACNUR, inicia hoje a campanha multimédia "ONE". Durante os próximos seis meses, procurar-se-à incrementar a sensibilidade da opinião pública sobre as deslocações forçadas e apátridas através das narrativas dos seus próprios atores. A campanha divulga a mensagem de que "Um refugiado sem esperança já é demais" e que se liga ao apelo " FAÇA UMA COISA" de Angelina Jolie, Embaixadora da Boa Vontade da ACNUR.

O Conselho Português para os Refugiados, CPR, é uma organização não governamental para o desenvolvimento, sem fins lucrativos, independente e pluralista, inspirada numa cultura humanista de tolerância e respeito pela dignidade dos povos. O seu principal objectivo é promover uma política de asilo mais humana e liberal, a nível nacional e internacional. É o "parceiro operacional" do ACNUR para Portugal. Em 12 de dezembro de 2000, o CPR foi distinguido com o "Prémio Direitos Humanos" da Assembleia da República.


Calcula-se que existam em todo o mundo cerca de 21 milhões de refugiados, dos quais 12,6 milhões são refugiados dentro dos seus próprios países de residência.
Entre janeiro e maio Portugal recebeu 81 pedidos de asilo, 30 deles vindos de países terceiros, tendo nos últimos 15 anos dado acolhimento a cerca de 400 pessoas, disse à Lusa a presidente do Conselho Português para os Refugiados.



1 família destruída pela guerra, já é demais
1 refugiado a quem é negado abrigo, já é demais
1 criança que cresce num campo de refugiados, já é demais
1 família forçada a fugir, já é demais
1 refugiado sem escolaridade, já é demais
1 criança sem nacionalidade, já é demais
1 refugiado sem esperança, já é demais. 




Biblioteca Municipal tem à sua disposição, para empréstimo domiciliário, livros que abordam esta temática, não só o chamado livro técnico,
mas igualmente romances e contos,  de autores dos mais variados países.
Só necessita de se deslocar à Biblioteca Municipal e solicitar a nossa sugestão.
Esperamos por si.

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...