"Relativamente aos livros publicados em 2010, o Grande Prémio de Romance e Novela APE/MC, atribuído desde 1982, em vinte e nove anos consecutivos, acaba de galardoar a obra "Uma Viagem à Índia", de Gonçalo M. Tavares (Ed. Caminho)"
Comunicado da Associação Portuguesa de Escritores (APE)
"Uma Viagem à Índia é um livro que vai marcar com certeza, não apenas a História da Literatura Portuguesa mas provavelmente a cultura europeia".
Vasco Graça Moura, na apresentação da obras, CCB, 13/11/2010
"É um livro cheio de fantasmas, fantasmas dos Lusíadas, fantasmas do homem contemporâneo, uma viagem, uma antiepopeia, e é um livro extraordinário. Estou convencido de que dentro de cem anos ainda haverá teses de doutoramento sobre passagens e fragmentos".
Vasco Graça Moura, "A torto e a Direito", TVI24, 6/11/2010
Para o autor, "Uma Viagem à Índia" é "um livro que de certa maneira pertence a um género a que chamaria texto".
"Uma Viagem à Índia", nas palavras de Gonçalo M. Tavares, "conta a história de Bloom e da sua viagem ao Oriente para encontrar um sábio indiano que o encaminhe espiritualmente. É a história dessa viagem mental, uma espécie de epopeia que segue o percurso físico e acima de tudo o itinerário mental de Bloom".
"Uma Viagem à Índia" já tinha sido distinguido com o Prémio Melhor Narrativa Ficcional 2010 da Sociedade Portuguesa de Autores e com o Prémio Especial de Imprensa Melhor Livro 2010 LER/Booktailors.
Gonçalo M. Tavares nasceu em Angola em 1970 e já recebeu vários prémios, entre os quais alguns dos mais importantes para a literatura em língua portuguesa, nomeadamente o Prémio José Saramago 2005 e o Prémio LER/Millennium BCP2004, ambos para o romance "Jerusalém". Recebeu também o Grande Prémio de Conto da Associação Portuguesa de Escritores Camilo Castelo Branco 2007, para a obra "Água, cão, cavalo, cabeça".
Foi ainda distinguido internacionalmente com:
- Prémio Belgrado Poesia 2009 (Sérvia)
Não são razões, mais que suficientes, para querer conhecer melhor este autor?
Veja AQUI os livros do autor,
que a Biblioteca Municipal tem à sua disposição para empréstimo domiciliário.
que a Biblioteca Municipal tem à sua disposição para empréstimo domiciliário.
Sem comentários:
Enviar um comentário