outubro 11, 2013

LEITURAS DE FIM DE SEMANA


JÁ CONHECEMOS ....
 
 
O Prémio Nobel da Literatura 2013
 
ALICE MUNRO
 
 

Alice Munro é uma escritora canadiana de contos, considerada uma das principais escritoras da atualidade em língua inglesa. Nasceu em Wingham, Ontário, em julho de 1931. Atualmente com 82 anos, Munro reconhece a influência na sua obra de grandes escritoras, como Katherine Anne Porter, Flannery O’Connor, Carson McCullers ou Eudora Welty, bem como de James Agee e, especialmente, William Maxwell. Os seus contos centram-se em relatos das relações humanas inseridas no ambiente quotidiano.

Foi por três vezes vencedora do prémio de ficção literária «Governor General's Literary Awards», do seu país. Em 1998, Alice Munro foi premiada pelo National Book Critics Circle dos Estados Unidos, pela obra "O amor de uma mulher generosa".
Em 2009 premiada com o Man Booker Prize. Entre as suas obras mais conhecidas estão títulos como "O amor de uma boa mulher", "Fugas", "O progresso do amor" ou "Amada vida".

Segundo o comité, Alice Munro foi escolhida devido à sua mestria
"no conto contemporâneo e na narrativa afinada caracterizada
pela clareza e pelo realismo psicológico".


Infelizmente, não poderemos sugerir a requisição de um dos livros da escritora premiada, dado que a nossa Biblioteca Municipal não possui qualquer livro da escritora.



TAMBÉM JÁ CONHECEMOS ....

os números de setembro
 

No mês de setembro foram requisitados na nossa Biblioteca Municipal 753 livros. É um número que não nos orgulha, uma vez que é inferior ao número de livros emprestados nos últimos 3 anos. Vamos admitir, que esta diminuição do número de requisições é meramente transitória e que se ficou a dever ao facto do clima associado à agitação natural do regresso às aulas não proporcionar a serenidade indispensável à leitura. Esperamos que esta não seja uma tendência a ser seguida nos próximos meses.
 
CONTINUE A LER!
 
 
 
AGORA VAMOS CONHECER ....
 
o Tribunal Constitucional
 

Agora que tanto se ouve falar neste orgão de soberania, julgamos que era conveniente dar a conhecer melhor o que é, para que serve e como funciona. Para tal, sugerimos-lhe a leitura de uma publicação integrada na comemoração do 30.º aniversário do Tribunal Constitucional, cuja edição é da sua própria responsabilidade.
 
Sabe como funciona o Tribunal Constitucional?
Qual a sua composição?
 Como são designados os juízes?
Sabia que um desses juízes tem ligações
à Marinha Grande?
 
 
 
Veja AQUI a resposta
a estas e a outras perguntas.
 
Se desejar ler a publicação em papel,
então já sabe, passe pela Biblioteca Municipal.

 
 
TENHA UM BOM FIM DE SEMANA









 

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...