outubro 16, 2013

16 de OUTUBRO - DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO

 
Esta comemoração, que teve início em 1981, é celebrada em mais de 150 países como uma data importante para consciencializar a opinião pública para as questões de nutrição e alimentação.
 
Sistemas Alimentares Sustentáveis Para a Segurança Alimentar e Nutrição
 é o tema do Dia Mundial da Alimentação deste ano, anunciado no início do ano pela FAO - Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura.
 
 
Hoje quase 870 milhões de pessoas em todo o mundo sofrem de desnutrição crónica. Modelos insustentáveis de desenvolvimento estão a degradar o meio ambiente, ameaçando ecossitemas e a biodiversidade que serão necessários para garantir o fornecimento de alimentos no futuro.
  
 
"Não se pode pensar bem, amar bem,
dormir bem se não se jantou bem"
                                                                                    Virginia Woolf
 
 
E o Leitor sabe comer corretamente?
Tem bons hábitos alimentares?
 

A Associação Portuguesa de Dietistas (APD) divulgou um estudo onde explorou o baixo consumo de peixe nas crianças em casa e que é especialmente dedicado ao início do ano escolar. Os especialistas defendem que, nesta época, as crianças devem consumir mais do que a quantidade mínima recomendada de peixe, ou seja, mais do que duas vezes por semana.
As conclusões do estudo alertam os pais para o reforço de uma alimentação rica em nutrientes, até porque é nesta altura "que as crianças estão mais expostas a certas doenças devido ao contacto que têm umas com as outras".
Uma alimentação correta ajudará "não só a evitar viroses, como no desenvolvimento cognitivo dos mais novos, numa altura crucial das suas vidas".
O mesmo estudo concluiu que os peixes preferidos para as refeições são o salmão, a pescada e o bacalhau, e que 71,5% das mães optam por peixe fresco, contra 24% que usa o peixe congelado. A recomendação da APD é mais favorável à segunda opção, até porque "os congelados, além de serem mais em conta, conservam em maior quantidade os nutrientes, nomeadamente os minerais, lípidos e vitaminas".
 

O Leitor sabia que o problema do consumo insuficiente de peixe pode estar diretamente relacionado com a fraca variedade de ementas confecionadas em casa?
71,5% das mães insistem no peixe à refeição, mas apenas 24% confessam ser criativas na forma como preparam o peixe.
 
Peixe cozido acompanhado com batatas cozidas não será a melhor forma de motivar a sua família à refeição!!
"Um prato de peixe deverá ter acompanhamentos divertidos como cenouras baby, vegetais panados ou massinhas de várias cores", recomenda a APD.
 

"Não pergunte o que você pode fazer pelo seu país,
pergunte o que é o almoço."
                                                                                                                Orson Welles



Caro Leitor, a Biblioteca municipal tem inumeros livros de deliciosas receitas de peixe e não só, que irão fazer de si um verdadeiro Chef!


Venha à Biblioteca Municipal, requisite um dos livros que escolhemos para si, inove os seus menus tornando-os mais criativos e apetecíveis para as crianças e a fast food vai passar à história.
 

 
 
E da Dieta Mediterrânica, já ouviu certamente falar.
Sabia que um estudo publicado na revista BMC Medicine diz que a Dieta Mediterrânica não só o protege das doenças cardiovasculres, como pode reduzir o risco de depressão entre 40 a 50 por cento?
A investigação, divulgada num artigo "Dieta, uma nova forma de prevenir a depressão", refere que "a dieta mediterrânica pode ter um papel decisivo na prevenção da depressão" o que "abre um caminho importante em termos de conhecimento para antecipar um grave problema de saúde pública".
Aquele estudo refere ainda que a obesidade tem uma "relação perigosa" com a depressão, e que o excesso de peso está associado a um maior risco de quadros depressivos e estes por seu turno, levam a uma maior probabilidade de desenvolver obesidade.



Sabia que o consumo de ácidos trans, de comida rápida e de produtos industriais de padaria estão associados a um maior risco de depressão?

Sabia que o consumo de ácidos gordos ómega-3 presente em determinados peixes e o azeite mostram uma associação inversa, e que consumir estes produtos tem influência na estrutura das membranas das células nervosas e melhoram o funcionamento da serotonina, um neurotransmissor envolvido na depressão?
 
 
 Pela sua saúde, saia de casa,
dê um passeio até à Biblioteca
e leve consigo sugestões fantásticas para o jantar.


 


Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...