fevereiro 02, 2024

PODES EXPLICAR-ME A SITUAÇÃO DE ISRAEL EM, DIGAMOS, DEZ MINUTOS OU MENOS?




"Este livro demorará mais de dez minutos a ser lido, mas não será uma tarefa desencorajadora ou intimidante. Será, espero, interessante e envolvente, e, depois de o lerem, serão capazes de manter a vossa posição em qualquer conversa sobre Israel, durante qualquer jantar.
Haverá algum outro tema a propósito do qual tantas pessoas inteligentes, instruídas e sofisticadas expressam convicções que defendem de modo tão firme e apaixonado, mas sobre o qual, na verdade, sabem tão puco? O problema está a agravar-se porque estas pessoas de todos os lados da questão pensam que sabem o que dizem. Acreditam sinceramente no que pensam ser verdade. (...)
E estamos habituados a ver Israel nas manchetes, onde ocupa um espaço completamente desproporcional em relação ao tamanho físico, à população e à pegada global que realmente tem.
Não acreditam em mim? Experimentem fazer este pequeno exercício: pesquisem "conflito da Ucrânia" no Google. Eu obtenho cerca de 107 milhões de resultados. De seguida, experimentem "conflito da Coreia do Norte". Aparecem-me 95 milhões. Agora , pesquisem "conflito de Israel". Resultados: 181,8 milhões. (...)
É um país de 8,7 milhões de pessoas mergulhadas num conflito com todos os 4,75 milhões de palestinianos."


O dia 7 de outubro de 2023 
ficará para a história como um dos  marcos mais dramáticos 
do conflito entre Israel e o Hamas.
A nossa sugestão de leitura para o seu fim de semana, 
é uma "tentaria de explicar as razões por que Israel e o conflito Israel-palestiniano 
parecem levar tantas pessoas de outro modo sãs à loucura total".




Israel - Um guia sobre o conflito Israel-Palestiniano para os Curiosos, os Confusos e os Indecisos é a história desse conflito e uma tentativa de partilhar os factos de uma disputa centenária entre dois povos, na qual ambos os lados se veem como vítimas (e de facto são-no). 
É ainda uma tentativa de explicar porque é que as pessoas têm emoções tão fortes acerca deste tema, mesmo quando sabem pouco sobre ele.



Daniel Sokatch é o CEO do New Israel Fund (NIF), a principal organização dedicada à igualdade e à democracia para todos os israelitas (e não apenas para os judeus).
Em 2002, 2005, 2008 e 2010, foi nomeado para a lista "Forward 50" da Forward, uma lista anual de judeus que se destacaram como principais decisores e formadores da opinião pública.
Os seus textos foram publicados no New York Times, no Washington Post, no Los Angeles Times e noutras publicações.
Fez um doutoramento na Faculdade de Direito na Faculdade de Boston, um mestrado na Faculdade Fletcher de Direito e Diplomacia da Universidade Tufts e uma licenciatura na Universidade Brandeis


"Acredito que todos, tanto israelitas como palestinianos, 
devem ter direito iguais e a sua segurança garantida."
                                                                                     Daniel Sokatch


Cidade Velha, Jerusalém

"Entre o rio Jordão e o mar Mediterrâneo, existem duas nações, um povo judaico e um povo palestiniano. Não iremos atirar os palestinianos para o deserto e eles não nos irão atirar para o mar. 
Quanto mais depressa aceitarmos o facto de que não temos outra escolha senão vivermos juntos, melhor será para ambos os lados."


"Há lugar na jangada para todos os que vivem
 entre o rio e o mar"






Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...