setembro 14, 2012

LEITURA DE FIM DE SEMANA


Será que existiu alguma mulher que tenha sido mais retratada do que esta 
na literatura, no teatro e no cinema?

Pela sua beleza, inteligência, maldade, argucia e crueldade, 
Lucrécia Bórgia ficou na História.


Lucrécia e César Bórgia

"Dissoluta, conhecedora de venenos, bacante, assassina, incestuosa, acusada de todas as infâmias, Lucrécia Bórgia foi durante muito tempo o alvo privilegiado de numerosos romancistas ou poetas. Há cinco séculos que as acusações mais ultrajantes pesam sobre os ombros da filha de Alexandre VI, sem que nenhuma prova tenha jamais sido apresentada para as secundar. Demónio para uns, anjo para outros, símbolo de escândalo, de indecência e de sedução, vítima de calúnias doentias destinadas simplesmente a espicaçar a curiosidade publica...qual é a verdade?"

"Vocês, franceses, não conseguem compreender 
que um papa seja um homem como os outros"
                                                                       Rodrigo Bórgia



Começou ontem num canal da TV por cabo, mais uma temporada de "Os Bórgia", realizada por Neil Jordan.
É um retrato complexo e cru de uma das famílias mais intrigantes da História. 
A série segue a ascensão desta família até se tornar na mais poderosa e influente do Renascimento italiano e que viria a inspirar Maquiavel na sua obra "O Príncipe" e Mário Puzo em "O Padrinho".
Jeremy Irons interpreta Rodrigo Bórgia, o "astuto e manipulador" patriarca da família e  Holliday Grainger,  atriz inglesa,  interpreta a "bela e escandalosa" Lucrécia Borgia. 




E a nossa sugestão de leitura de fim de semana é a biografia  de uma das mais misteriosas e lendárias mulheres da História Universal:
 Lucrécia Bórgia, de Geneviéve Chastenet



Lucrécia Bórgia, filha do Papa Alexandre VI e irmã de César Bórgia nasceu em Roma em 1480 e morreu em Ferrara em 1519. A sua vida situa-se no coração da época renascentista - explosão artística, refinamento da literatura, esplendor das festas.
Um destino maldito envolve Lucrécia. As calúnias da parte dos inimigos do pai - foi acusada de duplo incesto que durante muito tempo seduziu as imaginações. 
"As pessoas dizem-me alternadamente vosso pai e vosso amante. Deixai, Lucrécia, deixai o mundo, deixai esse magote de vermes tão ridículos quanto fracos imaginar a propósito das almas fortes as histórias mais absurdas!"




Ilustração de Tiago Hoisel

Bom Fim de Semana com Boas Leituras

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...