julho 29, 2011

LEITURA DE FIM-DE-SEMANA

Na passada 6ª feira deixámos-lhe uma sugestão de leitura de fim-de-semana ligada a S. Pedro de Moel. Esta semana deixamos-lhe 2 sugestões de leitura, de 2 autores naturais do nosso concelho, que tiveram percursos de vida um pouco semelhantes e cujas obras evocam as suas raízes: Colectânea de Contos de António Vitorino, de António Vitorino e Colectânea de Contos de José Loureiro Botas, de José Loureiro Botas. Ambas as obras têm edição da Biblioteca de Instrução Popular de Vieira de Leiria.


António Vitorino, sabe quem foi?

António Gomes Vitorino, nasceu em março de 1886, em Vieira de Leiria. Aos 18 anos muda-se para Lisboa. Paralelamente à sua atividade profissional, desenvolve uma ligação forte ao teatro, levando-o à representação e à escrita de textos dramáticos. "Actor" é mesmo a profissão anotada no seu bilhete de identidade. Pertenceu a vários grupos de teatro e representou  personagens de vários autores, entre eles Pirandello, Ibsen, Tolstoi, Raúl Brandão, Gil Vicente, entre outros. Em Lisboa conviveu com Mário Dionísio, Alves Redol, Manuel da Fonseca. Foi sócio d'A Voz do Operário, que o homenageou em 1947.

A partir de 1930 publica vários livros, ensaios e narrativas sobre o presente e passado da sua terra de origem, bem como poesia e contos dispersos em revistas e jornais.
A temática principal das suas obras é o difícil quotidiano dos trabalhadores manuais vieirenses e mostra a ligação que António Vitorino manteve com a sua terra de origem, onde voltava e permanecia sempre que lhe era possível. Nos anos 50 verificaram-se na Biblioteca de Instrução e Recreio da Praia, algumas sessões de leitura dos seus livros.
Faleceu em Lisboa a 27 de abril de 1962.
Em 1977, a Assembleia de Freguesia de Vieira de Leiria deliberou atribuír o seu nome a uma das ruas da localidade.



E o nome de José Loureiro Botasdiz-lhe alguma coisa? 

José Loureiro Botas, nasceu a 6 de julho de 1902, na Praia da Vieira. Fez a escola primária na Vieira, que concluiu aos nove anos com distinção. O jornal O Século noticiou o facto, advogando um apoio estatal que lhe permitisse concluir os estudos, o que nunca aconteceu.
Aos 18 anos foi trabalhar para Lisboa, tal como António Vitorino, onde se relaciona com escritores, jornalistas, artistas plásticos, participando em alguns círculos da intelectualidade da época. Integrou o corpo directivo do Ateneu Comercial de Lisboa entre 1930 e 1962 e colaborou em várias publicações periódicas como O Seculo, Diário Popular, Mundo Ilustrado.



Em 1940 inicia a publicação em livro de alguns dos seus textos escritos para jornais e revistas.
A temática principal dos seus contos e novelas é a vida da população pobre da Praia da Vieira, sobretudo dos pescadores, não esquecendo outras ocupações a eles ligadas.  Muitos dos seu contos relatam acontecimentos verídicos passados na Praia da Vieira.
Esta colectânea de contos tem a particularidade de ser prefaciada por Mário Soares, que conheceu José Loureiro Botas nos anos 40. 
Faleceu em Lisboa a 18 de junho de 1963.
Em 1977, é dado o seu nome a uma rua da Praia da Vieira e em 1997 foi atribuído o seu nome à escola Secundária de Vieira de Leiria.  



E para conhecer melhor os autores, passe pela Biblioteca Municipal
e requisite estes livros.

E JÁ AGORA!

Aproveite as férias e passe por Vieira de Leiria e Praia da Vieira, no concelho da Marinha Grande, e conheça os locais que serviram de inspiração à obras destes autores.



        

  
 PASSE POR CÁ! PASSE A CONHECER!
  

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...