abril 01, 2011

MONTRA DE LIVROS




A nossa Montra de Livros desta semana pretende assinalar o dia 2 de Abril,  Dia Internacional do Livro Infantil, comemorado desde 1967 por iniciativa da IBBY- Internacional Board on Books for Young People.
Foi escolhido o dia 2 de Abril por ser a data de nascimento do escritor Hans Christian Andersen, autor dinamarquês de algumas das histórias para crianças mais lidas por todo o mundo. 



Veja com os seus filhos na página dos LEITORES + NOVOS o conto que deixamos para eles. 


2 de Abril -   "Neste dia nasceu, há mais de 200 anos, Hans Christian Andersen. Era uma criança pobre e perdeu o pai com 11 anos, sendo forçado a trabalhar desde então. Aos 14 anos resolveu partir para a capital da Dinamarca, sua pátria, para se tornar cantor e actor. O director do teatro, reconhecendo as grandes capacidades do jovem, conseguiu arranjar-lhe uma bolsa de estudo. Graças a ela pôde estudar, vindo a tornar-se escritor, famoso pelos contos que dedicou às crianças.
Gostava muito de viajar e, numa das suas viagens, veio conhecer Portugal.
É considerado o pai da Literatura Infantil".

   
in "O Livro das Datas" de Luísa Ducla Soares, Civilização Ed.

Nota do Blog - Numa destas viagens a Portugal, Hans Christian Andersen ficou hospedado em casa do seu tio Guilherme Stephens, sendo habitual passar as férias de verão na Marinha Grande, fazendos longos passeios à beira mar.
Era visita regular às tertulias literárias realizadas na casa de Afonso Lopes Vieira em S. Pedro de Muel, facto que muito contribuiu para o estilo literário que veio a desenvolver.

3 comentários:

  1. E não só! Costumava ir comer robalo escalado à esplanada e terminava a noite no Bambi

    ResponderEliminar
  2. Confirmo. Também cheguei a vê-lo por lá, muito simpático por sinal.

    ResponderEliminar
  3. Excelente. Isto mostra que se pode brincar com coisas sérias. Continuem

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...