"Nadie sabe lo que passa en el interior de una familia,
ese es el gran abismo sobre el que explora la novela"
ese es el gran abismo sobre el que explora la novela"
Pilar Quintana
Pilar Quintana é uma escritora colombiana, nascida em Cali, a 1 de janeiro de 1972, e é uma das mais aplaudidas e lidas escritoras de toda a América Latina.
Estudou Comunicação Social em Bogotá, trabalhou como guionista de televisão e redatora de publicidade.
Em 2007, o Hay Festival escolheu-a como um mais notáveis escritores latino-americanos com menos de 39 anos. Em 2011 foi a escritora-convidada na Universidade do Iowa e, no ano seguinte, participou no Workshop de Escritores Internacionais na Universidade Baptista de Hong Konk.
Foi ainda co-autora do guião de filme Lavaperros, realizado por Carlos Moreno.
Está traduzida em várias línguas.
O seu romance A Cadela, que faz parte do fundo bibliográfico da Biblioteca Municipal, representou um marco na sua carreira como escritora, tendo vencido o Prémio Biblioteca de Narrativa Colombiana e sido finalista do National Book Award nos EUA em 2020.
Os Abismos,
romance que hoje divulgamos, foi em 2021,
o vencedor do Prémio Alfaguarra de Romance.
Este romance mergulha nas complexidades emocionais e psicológicas das relações familiares e é narrado a partir da perspetiva de uma menina, Cláudia, que observa os conflitos, as fragilidades e os segredos dos seus pais.
Claudia tem nove anos e é filha única. A sua vida gira à volta da mãe homónima, já que o pai - com idade para ser seu avô - passa os dias no supermercado que gere com a irmã, casada às escondidas com um tipo muito mais novo. Quando, porém, uma centelha de aventura parece disparar entre este rapaz e a jovem mãe de Claudia, a crise familiar instala-se abruptamente e mergulha a Claudia adulta numa depressão profunda, durante a qual se mete na cama a ler revistas, comentando com a filha como as mortes de Grace Kelly e Natalie Wood não podem ter sido senão suicídios. E, enquanto a pequena Claudia mais precisa de esperança, mais a mãe lhe cria temores que a empurram para o abismo, donde nem as bonecas regressam.
Tomando como cenário um mundo em que as mulheres não conseguem escapar a casamentos impostos e prisões domésticas, esta é a história inquietante de como uma criança assume as revelações da mãe e os silêncios do pai para construir o seu próprio mundo, sem saber que, apesar de continuarem todos juntos, a família já ruiu há uma eternidade.
"Las mujeres de mi generación tuvieron la oportunidad de decidir si querían ser madres o no porque casi todas somos profesionales, pudimos decidir qué queríamos hacer con nuestras vidas. Pero las mujeres de la generación de mi madre, no. Sólo algunas estudiaron pero el mandato social era que se casarn y fueran madres. Estaba mal visto si escogían una carrera y no formaban una familia"
Pilar Quintana
Sem comentários:
Enviar um comentário