fevereiro 16, 2022

A CADELA

Finalista do National Book Award 2020 nos EUA
Prémio Biblioteca de Narrativa Colombiana 2018
Livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura - PNL 2027-2021


"A magia deste romance reside na capacidade de abordar uma série de questões importantes enquanto parece estar sempre a falar de outras coisas. 
Que questões são essas? 
Violência, solidão, resiliência, crueldade.
Os livros de Pilar Quintana maravilham-nos com a sua prosa
 desassombrada, acutilante, poderosa"
                                                                                                              Juan Gabriel Vásquez


A Cadela 
Pilar Quintana



Na costa da Colômbia virada ao Pacífico - num lugar onde a paisagem luxuriante contrasta com uma pobreza extrema e o homem é uma migalha diante da força dos elementos - vive Damaris, uma negra com cerca de 40 anos que toda a vida quis ser mãe. A sua relação com o marido tornou-se, aliás, fria e turbulenta à medida que o casal foi sacrificando tudo o que tinha à obsessão de Damaris e, apesar disso, ela nunca conseguiu engravidar. Mas a vida desta mulher frustrada parece encontrar uma réstia de esperança no dia em que adota a última cadelinha de uma ninhada.
Só que, tal como os filhos nem sempre correspondem às ambições que os pais têm para eles, Chirli também não será a cadela com que Damaris sonhou.


"Damaris seguiu-a ao longo de todo o jardim até às escadas e viu-a descer, atravessar o canal, que estava seco, chegar ao outro lado, sacudir-se, seguir o seu caminho no meio das crianças que voltavam da escola e perder-se na aldeia, já sem olhar para trás uma única vez. Damaris não chorou, mas quase."




Pilar Quintana nasceu  em Cali, Colômbia, em 1972. É uma das mais aplaudidas e lidas escritoras de toda a América Latina. Trabalhou como guionista de televisão e redatora de publicidade, mas teve também outras ocupações menos ligadas às letras, como ser terapeuta de jaguares, vender roupas ou passear cães.
Foi escritora-convidada na Universidade do Iowa e participou no Workshop de Escritores Internacionais na Universidade do Hong Kong.
Viajou por todo o mundo ao longo de três anos e instalou-se num vilarejo da costa do Pacífico, numa casa sem eletricidade nem água canalizada, donde partiu para Bogotá, onde agora reside.
A Cadela representou um marco na sua carreira como escritora e foi o romance literário mais vendido na Colômbia nos últimos anos.
O romance foi escrito no seu telemóvel enquanto amamentava o seu filho.





"Em A Cadela, Pilar Quintana liga com extraordinária mestria a natureza humana
 e o caos do universo. É um romance cheio de incógnitas sobre os sonhos não realizados,
 a culpa e os lugares por onde passa, apesar de tudo o amor."
                                                                                                                         Gabriela Alemán





Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...