agosto 11, 2021

OLIVE KITTERIDGE


"O prazer de ler Olive Kitteridge nasce de uma intensa identificação 
com as personagens, complicadas e nem sempre exemplares.
Neste livro somos levados a admitir que precisamos de tentar compreender
 as pessoas, mesmo que não as suportemos"
                                                                                                               The New York Times 




Em Crosby, uma pacata povoação costeira no Maine, todos conhecem Olive Kitteridge, a temível professora de Matemática do liceu, agora reformada, e Henry, o seu marido, farmacêutico gentil.
E talvez não haja ninguém que conheça tão bem quanto Olive os segredos e os dramas dos habitantes da vila: o desespero de um ex-aluno que perdeu a vontade de viver; uma pianista alcoólica vítima de uma mãe castradora; uma mãe destroçada pelo crime hediondo do filho; um homem que descobre a ferocidade e as consequências do amor; e a solidão da própria família de Olive, à mercê dos seus caprichos.
Lamentando os ventos de mudança que varrem a sua vila e o mundo, sempre pronta a apontar um dedo crítico, Olive nem sempre dedica aos que a rodeiam a sensibilidade ou tolerância que mereciam. Mas, à medida que todas estas vidas se vão entrelaçando, Olive começa a conhecer-se melhor, e a compaixão - pelos outros e por si própria - ganha terreno ao preconceito.


"Era assim: não suportava ninguém. Ia aos correios de tantos em tantos dias e também não suportava fazê-lo. "Como tem passado?", perguntava-lhe Emily Buck, de todas as vezes, o que irritava Olive. "Vou passando", respondia Olive, mas detestava receber os envelopes, quase todos em nome de Henry. E as contas! Não sabia o que fazer com elas, nem sequer compreendia algumas delas ... e tanta publicidade!" 




Elizabeth Strout, nasceu a 6 de janeiro de 1956 em Portland, nos Estados Unidos da América, é uma das romancistas americanas mais aclamadas da atualidade.
O seu livro que hoje apresentamos venceu o Prémio Pulitzer de Ficção de 2009 , foi considerado o melhor livro do ano por diversas publicações, entre elas The Wall Street Journal, Chicago Tribune e The Washington Post Book World, e foi ainda finalista do National Book Critics Award.
Pelas mãos de Elizabeth Strout - autora elogiada pelo olhar clínico sobre a condição humana - , a sonolenta vila esquecida na margem do Atlântico torna-se o mundo inteiro, e os seus habitantes somos todos nós, enredados no drama e no milagre diários da vida, com os seus conflitos, tragédias, alegrias - e a coragem que viver sempre exige.




Não deixe de ver Olive Kitteridgeuma minissérie, distribuída pela HBO, vencedora de um Emmy. Realizada por Lisa Cholodenko, com argumento de Jane Anderson, baseada no romance homónimo de Elizabeth Strout. 
Do seu elenco fazem parte Frances McDormand, Richard Jenkins, Zoe Kazan e Bill Murray. 











 


Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...