agosto 20, 2021

PARA QUE NINGUÉM ESQUEÇA



O Afeganistão acordou com uma nova realidade depois dos talibãs terem conquistado a capital, Cabul. No aeroporto multidões de afegãos concentram-se em desespero a tentar fugir do país.
A comunidade internacional (União Europeia e Estados Unidos da América) está "profundamente preocupada" com a situação das mulheres, com a possível perda de direitos: Direito à Educação, ao Trabalho, à Liberdade de Circulação.

Fotografia de Boushra Almutzwakel, 2010



O valor e testemunho de uma jovem podem mudar o mundo.
Para que ninguém esqueça porque quer ser a última a vivê-la,
Nádia conta a sua história





A 15 de agosto de 2014, a vida de Nadia Murad mudou para sempre. As tropas do Estado Islâmico invadiram a sua pequena aldeia, no norte do Iraque, onde a minoria yazidi levava uma vida tranquila, e perpetraram um massacre. Executaram homens e mulheres, entre eles a mãe e seis irmãos de Nadia, e amontoaram os corpos em valas comuns. Nadia, então com 21 anos, foi sequestrada, tal como milhares de jovens e meninas, e vendida como escrava sexual. Os soldados torturaram-na e violaram-na repetidamente, meses a fio, até que, certa noite, como por milagre, conseguiu fugir pelas ruas de Mossul. Assim começou a sua longa e perigosa viagem pela liberdade.




Nadia Murad nasceu em 1993, em Kocho uma aldeia na região do Monte Sinjar no norte do Iraque.
Nunca estivera em Bagdad nem tão-pouco tinha visto um avião. Hoje a sua história instiga o mundo a prestar atenção ao genocídio do seu povo. Hoje é uma ativista dos direitos humanos yazidi.
A 5 de janeiro de 2016 o governo iraquiano, pelo seu ativismo, propõe o seu nome para o Prémio Nobel da Paz.
A 16 de setembro de 2016 é nomeada a Primeira Embaixadora da Boa Vontade para a Dignidade dos Sobreviventes do Tráfico Humano das Nações Unidas

Nadia Murad embaixadora da Boa Vontade na ONU
foto ONU/Mark Garten

A 10 de outubro de 2016 vence o Prémio de Direitos Humanos Vaclav Havel do Conselho da Europa
A 27 de outubro de 2016 vence o Prémio Sakharov para a Liberdade de Pensamento (com Lamiya Aji Bashar)
A 5 de outubro de 2018, em conjunto com o cirurgião congolês Denis Mukwege, é laureada com o Prémio Nobel da Paz.
Está atualmente a trabalhar para levar o Estado Islâmico ao Tribunal Penal Internacional por genocídio e crimes contra a Humanidade.
É também a fundadora de Nadia's Initiative, um programa dedicado a ajudar os sobreviventes do genocídio e do tráfico humano a curar e a reconstruir as suas comunidades.


"(...) Mas, ao contrário de Sinjar, Mossul estava cheia de militantes do estado Islâmico. Estavam nos postos de controlo, a patrulhar as ruas, enfiados nas traseiras de camiões ou apenas a viver as suas vidas na cidade modificada, a comprar legumes e a conversar com vizinhos. Todas as mulheres estavam completamente cobertas com abayas e niqabs pretos; o ISIS proibira qualquer mulher de sair de casa descoberta ou sozinha, elas flutuavam pelas ruas, quase invisíveis."




"No quadro da lei islâmica e no respeito pelos valores nacionais afegãos, estamos prontos a preparar as condições para o regresso das mulheres aos estudos, ao trabalho e a todas as atividades humanas."
Enamullah Samangani
Membro da Comissão Cultural dos Talibãs


Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...