agosto 25, 2021

AS RAPARIGAS NÃO JOGAM XADREZ

"- O Gambito de Dama.
Ela sentiu-se melhor. Tinha aprendido mais uma coisa com ele.
Decidiu não capturar o peão oferecido, deixando a tensão permanecer no tabuleiro. Gostava disso. Gostava do poder das peças, exercido ao longo das colunas e das diagonais. A meio de uma partida, quando as peças estavam espalhadas pelo tabuleiro, as forças que o cruzavam deixavam-na entusiasmada. Fez avançar o cavalo do rei, sentido a emanação do seu poder".


Este romance, escrito em 1983, deu origem à serie mais vista da história
 da Netflix e pode ser agora requisitado pelo Leitor


Venceu os Globos de Ouro de Melhor Mini-série 
e de Melhor Atriz (Anya Taylor-Joy)

Na altura em que a série estreou houve um aumento significativo 
de novos jogadores no Chess.com

As pesquisas "como jogar xadrez" atingiram o pico no motor de busca GOOGLE

E o romance homónimo, na altura da transmissão da série,
esteve no Top de vendas do The New York Times


"Apaixonante. Uma leitura viciante."
                                                                         Financial Times


Quando a mãe de Beth Harmon, de oito anos, morre num acidente de viação, a menina é enviada para um orfanato em Mount Sterling, Kentuchy. Simples, taciturna e tímida, ao que tudo indica, Beth não se destaca... até jogar a primeira partida de xadrez. Os seus sentidos ficam mais aguçados, o pensamento mais claro e, pela primeira vez na vida, ela sente-se totalmente no controlo.


Sem dinheiro nenhum, Beth está desesperada para aprender mais sobre esse jogo que se tornou a sua vida - rouba uma revista de xadrez, dinheiro suficiente para entrar num torneio e também alguns tranquilizantes da mãe adotiva, nos quais está viciada.


Aos treze anos, vence um torneio de xadrez; aos dezasseis, compete no US Open Championship; aos dezoito, é campeã dos Estados Unidos - e a Rússia espera por ela... mas, à medida que Beth aprimora as suas habilidades no circuito profissional, as apostas sobem, o seu isolamento fica mais assustador, as suas incontroláveis adições e a ideia de escapar tornam-se ainda mais tentadoras.



Walter Tevis nasceu a 28 de fevereiro de 1928, em São Francisco.  
Foi professor de Literatura Inglesa na Universidade de Ohio. É autor de sete romances, incluíndo três que deram origem a filmes de grande sucesso:
O romance que hoje apresentamos, Gambito de Dama,  surgiu do seu gosto pelo xadrez e da admiração pelos grandes mestres como Robert Fischer, Boris Spassky ou Anatoly Karpov, que no livro surgem em segundo plano relativamente a Beth Harmon, que desde as primeiras páginas vai contrariar o seu "professor" de xadrez quando este lhe disse " - As raparigas não jogam xadrez".    

Os seus romances foram traduzidos para 18 idiomas. A 9 de agosto de 1984, faleceu em Nova Iorque.








Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...