abril 23, 2021

23 DE ABRIL - DIA MUNDIAL DO LIVRO


O Livro é um importante meio de transmissão da cultura e da informação.
O Livro é essencial para o desenvolvimento da literacia e para o desenvolvimento económico. 
A Leitura desenvolve a nossa imaginação, a nossa criatividade e o nosso raciocínio.

Conhecimento é Liberdade


E por falar em Liberdade, não podemos deixar de recordar que, no próximo domingo, se comemora uma das datas mais importantes da nossa História, o 25 de Abril.

Fotografia de Eduardo Gageiro

"É frequente os militares serem essenciais às revoluções, pois estas costumam acarretar violência e, não raro, banhos de sangue e tiranias, triste axioma confirmado em 1789 (França), em 1911 (China e México) e no mundo comunista. Até meros rufiões como Idi Amim se proclamavam revolucionários. Se a Revolução dos Cravos foi uma exceção à regra, isso deveu-se a figuras como Salgueiro Maia, cuja garantia sobre não estar interessado no poder seria banal, não fosse o facto de ter sido sincera. Acabou por receber o beijo de Judas das elites, embora isso fosse preferível aos massacres de incontáveis revolucionários pelos próprios camaradas, noutros países (a revolução é a mãe que devora os filhos, diz o ditado). (...)
Salgueiro Maia não era um dos conjurados mais relevantes, parecendo preferir a execução à planificação. Talvez isso tenha sido útil, pois a PIDE suspeitava dele, a julgar pelo Toyota Corolla que o seguia. Contudo, desempenhou um papel essencial na ação. O golpe teve início na manhã de 25 de abril de 1974, antes do nascer do Sol, sendo as senhas as músicas Depois do Adeus e Grândola Vila Morena. Como em todo o Coup d'État clássico, os insurgentes ocuparam o aeroporto e as principais estações de rádio e de televisão (então limitada à RTP). Quando o seu motorista parou perante um semáforo vermelho, ordenou-lhe: "Arranca, uma revolução não para num sinal vermelho!" (...)


Este é um excerto do texto intitulado 
Salgueiro Maia: convicção na Revolução de Abril, 
contido no livro
100 HERÓIS E VILÕES QUE FIZERAM A HISTÓRIA DE PORTUGAL
de Pedro Rabaçal


Requisite o livro na Biblioteca Municipal e 
fique a conhecer melhor a História de Portugal

"Diz-se que a História é feita pelo vencedores; diz-se também que o que hoje é verdade amanhã poderá ser mentira. Não será tanto assim, tal como o mundo nunca esteve dividido entre anjos e demónios.
Terá havido personalidades mais angelicais que outras, é certo, e isso constata-se pelo conhecimento dos factos, pela interpretação das ações perpetradas, pelo contexto e no confronto com a nossa moral."

"Não vão trabalhar hoje, nem nos dias 25 de Abril que vierem, 
porque esta data passará a ser feriado!"
                                                                                            Salgueiro Maia





Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...