abril 30, 2021

LENTAMENTE, FUI GANHANDO TEMPO

 Ser-se sustentável não corresponde a uma vida de sacrifício.


Precisamos de perceber o que faz sentido nas nossas vidas. Não apenas enquanto seres individuais, mas sobretudo enquanto seres do planeta Terra. Afinal, cada ação conta. (...)
Percebi que a tralha que tinha acumulado ao longo dos últimos anos era impressionante. Comecei pela roupa e pelos sapatos escondidos há vários anos no cimo dos armários. Aos poucos fui percebendo o poder do desapego e rapidamente senti necessidade de me libertar de muito mais. Percorri cada divisão da casa e guardei apenas aquilo que efetivamente usava ou de que gostava. Lentamente, fui ganhando tempo. Já não precisava de passar tantas horas a limpar e a arrumar. Comecei a aproveitar esse tempo livre para ler, passear, fazer exercício físico e escrever.



Ter menos facilita a nossa vida, tira-nos preocupações e dá-nos mais tempo e, por estas razões, concede-nos mais qualidade de vida. (...)
Quando precisar de adquirir mais peças, compre em segunda mão em lojas vintage, lojas especializadas ou online. Para além de encontrar modelos originais, está a ter uma atitude mais sustentável. Ao adquirir uma peça que já existe, não foram necessários novos recursos para uma igual ser produzida.

Neste livro o leitor vai poder aprender 
a viver de forma mais simples, sustentável e feliz. 




Neste livro inspirador, e partindo do seu próprio exemplo, Ana Milhazes mostra-nos como podemos ser mais felizes com menos e dá-nos dicas para facilitar e transformar a nossa vida: do consumo sustentável à tecnologia, passando pelos meios de transporte, pela organização e limpeza da casa, pela higiene, o desperdício zero na cozinha e a economia de partilha.
São ainda abordados os desafios sociais, os mitos em torno da sustentabilidade e partilha algumas ideias para o futuro.


Ana Milhazes é socióloga, formadora, ativista ambiental, instrutora de Yoga, autora do blogue "Ana, Go Slowly" e fundadora do movimento Lixo Zero Portugal.
Despediu-se, em 2017, depois de vários anos a trabalhar na área das tecnologias de informação, após lhe ter sido diagnosticado burnout e depressão.
Vive com a missão diária de viver mais devagar e fazer o mínimo de lixo possível, de partilhar os desafios que enfrenta e de inspirar a mudança.
Já realizou mais de 150 palestras e workshops.

"Desejo que as mudanças em direção a um estilo de vida mais simples e sustentável possam fazer parte da vida de todos, mas que isso não seja desculpa para consumirmos ainda mais. (...) Precisamos de abrandar, de criar espaço e tempo, e não de substituir simplesmente o que já temos por alternativas que nos continuem a obrigar a consumir em excesso e a ter vidas demasiado preenchidas".





Mudar e fazer diferente está nas nossas mãos.
E a mudança começa agora.






Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...