novembro 30, 2018

CEM MITOS SEM LÓGICA


Se pensa que tem todas as certezas do mundo 
em relação ao que o rodeia, pense duas vezes...

           
 Fazer sexo é um ótimo exercício físico



Ouvimos muitas vezes, e pensamos, de forma esperançosa, que fazer sexo é um excelente exercício físico. E que compensa, claramente, as faltas ao ginásio. Pedimos desculpa pela deceção, mas temos mesmo de dizer que não se pode contar com sexo, mesmo que seja tórrido, para manter a linha e perder calorias.


O cérebro dos humanos é excecionalmente grande

  

Nós, humanos, gostamos de pensar que somos os seres vivos mais especiais que alguma vez caminharam neste planeta - é comum dizermos "eles, os animais", quando nos referimos aos nossos companheiros do mesmo ramo evolutivo como se de uma classe completamente diferente da nossa se tratasse. Nós, humanos, somo únicos - ou assim gostamos de pensar - e é no nosso cérebro que costumamos colocar essa singularidade. Tão singular, aliás, que muitos acreditam que o nosso cérebro é excecionalmente grande quando comparado com o dos outros animais. Mas será mesmo?


 Jesus nasceu a 25 de dezembro e o Reis Magos eram três



(...) o dia 25 de março como a data da conceção de Cristo (com a visita do anjo Gabriel e todas as outras cores da lenda), e por consequência, nove meses depois, o nascimento de Cristo a 25 de dezembro. Por conveniência ou não, a data de 25 de dezembro não se encontra explicitamente na Bíblia, em nenhum dos quatro evangelhos do Novo Testamento, tendo sido apenas fixada "oficialmente"no século IV (...)
(...) os Reis Magos vieram de leste até Jerusalém, mas em nenhuma parte se diz que eram três - apenas três oferendas: ouro, mirra e incenso. Três oferendas, mas não necessariamente três Reis Magos. A história  - e a sua mitificação - tem destas coisas.

Caro Leitor, 
ficou curioso com os mitos que nos rodeiam?


"(...) o nosso senso comum nem sempre é o melhor guia, e muitos dos mitos e ideias preconcebidas que exploramos neste livro, nascem exatamente daí - o terreno pantanoso do achar que uma bola de futebol vai sempre cair mais depressa do que uma pena, porque nunca lemos Galileu ou pensámos no papel da resistência do ar. Como diz a expressão popular, "o Inferno está cheio de boas intenções", e muitas delas certamente que terão a ver com tentativas de simplificação da nossa vida por parte do nosso senso comum.(...)
Reconhecendo que, no mundo pós-factos no qual vivemos, onde desinformação e fake news parecem tão mais fáceis e importantes do que a informação obtida criticamente e validada por peritos, sentimos esforços como este livro cada vez mais necessários."




A informação que nos rodeia é tanta que nem conseguimos parar para separar aquilo que é mito daquilo que é verdade científica.
No livro que sugerimos como leitura do seu fim de semana, a jornalista de ciência Sara Sá e o neurocientista Pedro Ferreira mostram como a ciência e a história nem sempre confirmam o senso comum. Afinal, o Universo e a nossa cultura são muito mais interessantes e ricos do que parece à primeira vista.
Venha surpreender-se!




BOA LEITURA




Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...