novembro 07, 2018

NADA DO QUE VIVEMOS NA INFÂNCIA É A FEIJÕES



"À medida que vamos reconstituindo o fio à meada e indo lá atrás de tudo, é fácil darmo-nos conta de que muito do que nos viria a marcar a vida toda começou muito cedo e, à vezes, sem  darmos por isso e sem o termos associado a qualquer coisa que nos despertou na infância. (...)
Eu habituei-me - não por especial mérito meu, mas porque não havia outra solução, e o ser humano foi feito para resistir e se adaptar. E não apenas me habituei e adaptei, como também tirei todo o partido da situação: os meus tempos no Carvalhal foram dos mais felizes da minha vida e, seguramente, dos mais importantes para o que eu viria a ser depois. Não é impunemente que um tipo cresce a comer arroz de feijão todos os almoços e cebola crua com sal e broa todos os lanches."


Hoje divulgamos um livro de memórias e de reflexões: da infância à juventude, do jornalismo à política, que tem como pano de fundo a História Contemporânea do nosso país e que começa em 1960 e termina em 2010.


"Isto não é um livro de pró-memória, 
mas para deixar registado 
o que me lembro antes de me esquecer."
                                                                                  Miguel Sousa Tavares



O seu autor, já conhecido dos nossos Leitores, é Miguel Sousa Tavares.
O livro intitula-se Cebola Crua com Sal e Broa: da infância para o mundo



Pode um homem viver impunemente começando a sua infância numa aldeia do Marão, comendo cebola crua com sal todas as merendas? E daí saltar para o mundo cinzento e as manhãs submersas da vida salazarenta da Lisboa dos anos sessenta? Acordar na manhã luminosa do 25 de Abril e descobrir que, afinal, éramos todos anti-fascistas e revolucionários e, logo depois, ir ao encontro do mundo e descobrir-se a si mesmo como uma testemunha privilegiada de tempos incríveis que, não os narrando, teria sepultado para sempre na cinza dos dias inúteis?
Declaro que vi. E, por isso, conto. Antes que a água tudo lave e apague.




Para ficar a conhecer um pouco mais do autor, veja AQUI


"Sempre tive uma certeza, 
a de que a infância me determinou muito."
                                                                                   Miguel Sousa Tavares



BOA LEITURA


Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...