janeiro 31, 2011

É NOTÍCIA

"Se queremos progredir, não devemos repetir a História, mas fazer uma História nova".


Gandhi foi um líder indiano que lutou pela independência da Índia, pela paz entre hindus e muçulmanos e graças ao seu esforço foi criado o Estado Muçulmano do Paquistão.
Foi inspiração para grandes nomes da história mundial como Winston Churchill, Einstein e Martin Luther King e foi considerado por muitos um dos grandes nomes do século XX.
Mohandas Karamchand Gandhi é o seu verdadeiro nome. Mahatma, que em hindu significa "a grande alma".
Um ano após a Índia ter conquistado a independência, Gandhi foi morto por um hindu a 30 de Janeiro de 1948 e as suas cinzas lançadas ao Rio Ganges, local sagrado para a religião hindu.




Gandhi [Registo vídeo] / realiz. Richard Attenborough. - [EUA] ; Lisboa : Columbia Tristar : LNK Video [distrib.], 1993. - 1 cassete vídeo (VHS) (ca. 176 min.) : son. color ; 21 cm . - Maiores de 12 anos. - Legendado em português. - Registo 286/93. - Vencedor de 8 óscares da Academia incluíndo melhor filme em 1982. Vídeo adulto--drama. Sala Audio/Vídeo


Pode ver este e outros filmes gratuitamente na SALA DE VÍDEO, no primeiro piso da Biblioteca Municipal, todos os dias úteis, das 09.00 às 12.30 e das 14.30 às 17.00. Para tal basta dirigir-se a uma das Técnicas de serviço no local.

                

Para pesquisar todos os títulos disponíveis na nossa Biblioteca vá a

janeiro 28, 2011

LEITURA DE FIM-DE-SEMANA

Vamos de fim-de-semana! Mas não o faremos, sem primeiro deixar aqui uma sugestão de leitura para si.
A nossa sugestão é "O meu nome é legião", de António Lobo Antunes, editora Dom Quixote.

Resumo: O livro começa como um relatório de polícia, descrevendo a vida de um gang numa zona a que se chama simplemente Bairro e que nos pode fazer evocar um qualquer bairro periférico de uma grande cidade. A legião que é referida no título reporta-se a uma citação do Evangelho de São Lucas.
Cruzam-se histórias, tendo quase sempre como pano de fundo o bairro; os conflitos homem/mulher, ricos/pobres, brancos/pretos; as histórias não acabam , e é normal - o autor mostra-nos que aquilo que existe de mais parecido com a salvação é esquecer tudo o que aconteceu e pensar: "Não tenho medo de vocês, não tenho medo de nada".



António Lobo Antunes nasceu em 1 de Setembro de 1942 em Lisboa. Não é possível falar do romance português do século XX sem falar de António Lobo Antunes. É um escritor compulsivo, que se fecha do mundo quando está a escrever. Cada livro seu é um retrato da condição humana. Já ganhou vários prémios nacionais e internacionais e em 2007 foi Prémio Camões.


Autor de inúmeros livros, António Lobo Antunes é um dos escritores portugueses mais traduzidos em todo o mundo. No passado dia 24 de Janeiro, na Embaixada de Portugal em Paris, foi apresentada pelo autor a tradução francesa de "O meu nome é legião", dando início a uma temporada de 50 espectáculos dedicados ao escritor, que se irão prolongar até ao mês de Junho.
"Só sou António Lobo Antunes quando escrevo", declarou o escritor perante uma sala cheia na Embaixada de Portugal.

Para mais informação veja http://www.mc93.com/




Contamos...CONTIGO

[hora do conto]

A Biblioteca Municipal recebeu hoje a visita das crianças do Jardim de Infância da Boavista, integrada na actividade de promoção de leitura Contamos ...CONTIGO!
Pela Técnica da Biblioteca foi-lhes lido o livro do mês "O sapo no inverno", tendo terminado a actividade com as crianças a contactarem com os livros, previamente selecionados de acordo com as  suas faixas etárias, que variam entre os 3 e 6 anos.

janeiro 27, 2011

É NOTÍCIA

ANO INTERNACIONAL DA QUÍMICA


A Agência das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura(UNESCO) proclamou hoje a abertura oficial do Ano Internacional da Química, na sequência da proposta apresentada pela União Internacional da Química.

Em 2011, assinalam-se também os cem anos da atribuíção do Prémio Nobel da Química a Marie Curie pela descoberta dos elementos químicos rádio (RA) e polónio (PO). As comemorações do Centenário pretendem homenagear o contrituto das mulheres para a ciência.

 
Hoje também É NOTÍCIA

27 de Janeiro - DIA INTERNACIONAL EM MEMÓRIA DAS VÍTIMAS DO HOLOCAUSTO


A Assembleia-Geral das Nações Unidas aprovou no dia 01 de Novembro de 2005 a resolução 60/7, que designa  o dia 27 de Janeiro como o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto. A data é uma homenagem aos seis milhões de judeus e de outras minorias vítimas do extermínio nazi.
Foi nessa data, em 1945, que as tropas soviéticas libertaram o Campo de Concentração de Auschwiz-Biekenau, na Polónia.




Sobre as temáticas que são NOTÍCIA, poderá conhecer as obras existentes na Biblioteca através da consulta personalizada no nosso catálogo on-line em http://services.cm-mgrande.pt/pacweb/

janeiro 26, 2011

É NOTÍCIA


Dentro de aproximadamente 30 minutos irá decorrer na Biblioteca Nacional a cerimónia oficial de doação do espólio de Sophia de Mello Breyner Andresen àquela instituição. A doação será feita pela familia da escritora e a cerimónia contará com a presença da Ministra da Cultura, Gabriela Canavilhas.


Recorde-se que a escritora faleceu em 2004 e conta com uma vasta obra na área da literatura infantil, ficção e poesia.

Na nossa Biblioteca Municipal poderá requisitar alguns dos seus livros mais emblemáticos.
Para uma pesquisa personalizada consulte o nosso catálogo bibliográfico on-line em http://services.cm-mgrande.pt/pacweb/




CERCILEI VISITA-NOS NOVAMENTE

Como ficou prometido há umas semanas atrás, a Biblioteca Municipal  recebeu ontem novamente a visita de uma turma de 19 alunos da Cercilei de Leiria. Foi feita uma visita por todas as salas da Biblioteca Municipal, acompanhada de uma explicação sobre o seu funcionamento. A visita terminou na Sala Infantil, onde os alunos puderam  tomar conhecimento com os diversos livros expostos para o efeito. Recorde-se que se trata de adultos com graus de deficiência diversificada, cujas idades oscilam entre os 20 e os 40 anos.

     

janeiro 25, 2011

Contamos...CONTIGO

[Hora do Conto]

A Biblioteca Municipal recebeu hoje a visita  das crianças do Jardim de Infância da Pedrulheira, integrada na actividade de promoção da leitura Contamos...CONTIGO!
A visita integrou um breve Bibliotour por todos os espaços funcionais da Biblioteca, acompanhada por uma explicação adaptada ao nível etário das crianças. De seguida, na sala infantil, fez-se a leitura animada do livro do mês, realizada pelas Técnicas da Biblioteca, terminando a actividade com um momento em que as crianças puderam autonomamente contactar com os livros da sua preferência.

FAZIA ANOS HOJE

Virginia Woolf nasceu em Londres, a 25 de Janeiro de 1882.
Fez parte do grupo Bloomsbury, círculo de intelectuais sofisticados que, passada a I Guerra Mundial, investiria contra as tradições literárias, políticas e sociais da era vitoriana.
Toda a sua vida foi dedicada à literatura e a sua obra é classificada como sendo das mais inovadoras e estimulantes.
Escreveu nove romances, duas biografias, sete volumes de ensaios, vinte e seis cadernos de diários e um sem número de cartas.
Vítima de uma grave depressão, suicidou-se a 28 de Março de 1941.

Bibliografia da autora existente na BM:
"As ondas"; "Momento total"; "Rumo ao farol"; "O quarto de Jacob"; "Orlando"; "Mrs. Dalloway"; "Diário" e "Entre os actos".
Pesquise directamente no nosso catálogo on-line em http://services.cm-mgrande.pt/pacweb/ 

“Escrever é que é o verdadeiro prazer; ser lido é um prazer superficial”

janeiro 21, 2011

23 de JANEIRO - DIA MUNDIAL DA LIBERDADE

                       
Liberdade

Aqui nesta praia onde
Não há nenhum vestígio de impureza,
Aqui onde há somente
Ondas tombando ininterruptamente,
Puro espaço e lúcida unidade,
Aqui o tempo apaixonadamente
Encontra a própria liberdade.

de Sophia de Mello Breyner Andresen





--- Votar é um sinónimo de LIBERDADE. Dia 23 de Janeiro VOTE ---

LEITURA DE FIM-DE-SEMANA

Vamos de fim-de-semana! Mas não o faremos, sem primeiro deixar aqui uma sugestão de leitura para si.
A nossa sugestão é "Gaiola de Ouro", de Shirin Ebadi, editora A Esfera dos Livros.

Sinopse: No entanto a Revolução Islâmica está destinada a mudar tudo, dispersando os três irmãos de Pari por diferentes caminhos e tornando-os inimigos. Uma família dividida pela história e unida num destino de tragédia: Abbas é general do exército do Xá e, quando o regime é dissolvido, vê-se obrigado a fugir, na companhia da mulher doente, para a América, onde o espera o choque de uma cultura alheia. Javad, activista do partido comunista Tudeh, é votado a uma existência de clandestinidade e perigos que o conduzirão várias vezes à prisão. Ali junta-se com entusiasmo à revolução e acaba na frente a combater as tropas de Saddam Hussein. Enquanto, Pari procura manter juntos os fios desfeitos da família, o país inteiro desmorona-se num abismo de violência, corrupção e opressão de onde parece impossível sair. E que também põe em perigo a sua vida e a de Shirin.


Shirin Ebadi nasceu no Irão a 21 de Junho de 1947. Em 2003 foi galardoada com o Prémio Nobel da Paz. Shirin Ebadi é advogada e uma activista dos Direitos Humanos. Na mira do regime de Ahmadinejad, devido às suas batalhas a favor da democracia e dos direitos das mulheres, conduz uma intensíssima actividade de propaganda e uma batalha legal que a leva a percorrer o mundo. Publicou O Meu Irão (Sperling & Kupfer, 2006).

-- Pode requisitar este livro na Biblioteca da sua cidade --

janeiro 19, 2011

O 18 de Janeiro de 1934 na Marinha Grande

No dia em que se comemorou mais um aniversário sobre os acontecimentos do 18 de Janeiro de 1934, a Biblioteca Municipal exibiu no seu auditório o DVD com a reconstituição teatral dos acontecimentos, feita na Marinha Grande em 1998, sob a direcção e encenação de Norberto Barroca e que contou com numerosos actores e figurantes anónimos.                                                                                                               

A sessão teve início às 14.30 horas e contou com a presença de um turma de 17 formandos da Crisform  e várias pessoas anónimas. Entre os presentes esteve o próprio encenador  Norberto Barroca, que relembrou as filmagens e toda a ambiência vivida há 13 anos.

                                                                                                            
                         
                                                                                                                                                                                                                           
                                                                                                                                                                                                                                                  

FAZIA ANOS HOJE

Eugénio de Andrade, pseudónimo de José Fontinhas, nasceu a 19 de Janeiro de 1923 em Póvoa de Atalaia, Fundão.
Entre 1943 e 1946 Eugénio de Andrade encontra-se em Coimbra, onde estabelece relações de amizade com alguns dos maiores vultos da literatura e do pensamento portugueses da época, como Miguel Torga, Carlos de Oliveira e Eduardo Lourenço.

Privando com os grandes nomes da literatura portuguesa, tanto da sua geração como das seguintes,   Eugénio foi amigo íntimo de poetas de estéticas muito diversas – como Sophia de Mello Breyner Andresen, Mário Cesariny ou Luís Miguel Nava – e de críticos consagrados, como Óscar Lopes, António José Saraiva, João Gaspar Simões, Fernando Pinto do Amaral e Arnaldo Saraiva; por outro lado, poeta do mundo, entusiasta de viagens dentro e fora de Portugal, que poeticamente descreve, conhece e corresponde-se com autores estrangeiros, como Angél Crespo, Vicente Aleixandre, Luís Cernuda e Marguerite Yourcenar.
A casa do poeta, no Passeio Alegre (Foz do Douro – Porto), alberga desde 1995 a Fundação Eugénio de Andrade, instituída para divulgação e estudo da sua obra. Ali ocorrem regularmente  encontros de poetas.   A Fundação edita também os Cadernos de Serrúbia, revista de estudos sobre poesia.
Recebeu um sem número de distinções, entre as quais o Prémio da Associação Internacional de Críticos Literários em 1986, Prémio D. Dinis da Fundação Casa de Mateus em 1988, Grande Prémio da Poesia da Associação Portuguesa de Escritores em 1989 e Prémio Camões em 2001.
Faleceu a 13 de Junho de 2005.
                                                                                                          

É URGENTE O AMOR

É urgente o amor.
É urgente um barco no mar.

É urgente destruir certas palavras,
ódio, solidão e crueldade,
alguns lamentos,
muitas espadas.

É urgente inventar alegria,
multiplicar os beijos, as searas,
é urgente descobrir rosas e rios
e manhãs claras.

Cai o silêncio nos ombros e a luz
 

impura, até doer.
É urgente o amor, é urgente
permanecer.
Eugénio de Andrade, in "Até Amanhã"

janeiro 18, 2011

18 de JANEIRO de 1934


"... À crise económica acrescentou-se , depois do golpe de 28 de Maio, a ameaça às liberdades sindicais. A 18 de Janeiro de 1934, os vidreiros pegaram em armas. Outros ofícios estariam, como este, ameaçados, mas só na Marinha Grande existir uma comunidade antiga e isolada que acreditou que as massas se iriam levantar, de armas nas mãos, para fazer a Revolução."
in, Artesãos e Operários, de Maria Filomena Mónica

"Em 18 de Janeiro de 1934, eclode, em vários pontos do país, uma "Greve Geral Revolucionária" contra o salazarismo. Não podendo contar com a participação da corrente republicana, a revolta é sufocada. Várias foram as interpretações propostas por estudiosos, sindicalistas e políticos. Mas, após o 25 de Abril, o "18 de Janeiro" transforma-se em grande mito revolucionário comunista."
                        in, Sindicatos contra Salazar: A revolta do 18 de Janeiro de 1934, de Fátima Patriarca 

"Ao longo dos anos, principalmente no pós 25 de Abril, diversas abordagens têm sido feitas, por estudiosos de diversos quadrantes políticos e intelectuais, na tentativa de procurar compreender o sentido do pensamento que levou um grupo de homens corajosos, muito jovens na sua esmagadora maioria, a levantar um movimento de revolta contra a ditadura fascista que estrangulava o movimento operário português."
in, 18 de Janeiro de 1934 ROSTOS..., de Hermínio de Freitas Nunes

-- Na BMMG pode encontrar estes e outros documentos alusivos à data --
Maria de Lurdes Pintassilgo nasceu em Abrantes a 18 de Janeiro de 1930. Aos 12 anos era já, no Liceu Filipa de Vilhena (Lisboa), responsável por todo o núcleo do Movimento Feminino Português. Licenciou-se em Engenharia Químico-Industrial. Em 1961, na Holanda, dedicou-se por inteiro ao movimento religioso Chamamento do Graal. Regressou a Portugal em 1969, passando a ser representante de Portugal na Organização das Nações Unidas.Depois do 25 de Abril ocupou vários cargos governamentais, sendo ministra dos Assuntos Sociais do II e III Governos Provisórios e 1ª Ministra do V Governo Constitucional, em funções de Julho de 1979 a Janeiro de 1980. Até hoje, foi a única mulher que desempenhou o cargo de primeiro-ministro em Portugal. Foi candidata às Presidenciais de 1986. Integrou variadíssimas organizações internacionais. Foi eleita Deputada pelo Partido Socialista ao Parlamento Europeu em 1987.

Publicou algumas obras referentes ao papel da Igreja na sociedade e à ascensão das mulheres na vida política e pública.
Morreu a 10 de Julho de 2004.

janeiro 17, 2011

MIGUEL TORGA

16 anos após a sua morte

Miguel Torga, pseudónimo de Adolfo Correia Rocha, nasceu em São Martinho de Anta, a 12 de Agosto de 1907, foi um dos mais importantes escritores portugueses do século XX.
A intervenção cívica de Miguel Torga, na oposição ao Estado Novo e na denúncia dos crimes da guerra civil espanhola e de Franco, valeu-lhe a apreensão de algumas das suas obras pela censura e, mesmo, a prisão pela polícia política portuguesa.
Contista exímio, romancista, ensaísta, dramaturgo, autor de mais de 50 obras publicadas desde os 21 anos, estreou-se em 1928 com o volume de poesia “Ansiedade”.
Várias vezes premiado, nacional e internacionalmente, foram-lhe atribuídos, entre outros, o prémio Diário de Notícias (1969), o Prémio Internacional de Poesia (1977), o prémio Montaigne (1981), o prémio Camões (1989), o Prémio Vida Literária da Associação Portuguesa de Escritores (1992) e o Prémio da Crítica, consagrando a sua obra (1993).

Morreu em Coimbra a 17 de Janeiro de 1995.




Esperança

Tantas formas revestes, e nenhuma
Me satisfaz!
Vens às vezes no amor, e quase te acredito.
Mas todo o amor é um grito
Desesperado
Que apenas ouve o eco...
Peco
Por absurdo humano:
Quero não sei que cálice profano
Cheio de um vinho herético e sagrado.   

Miguel Torga, in 'Penas do Purgatório'

janeiro 14, 2011

LEITURA DE FIM-DE-SEMANA

Vamos de fim-de-semana! Mas não o faremos, sem primeiro deixar aqui uma sugestão de leitura para si.
A nossa sugestão é "Um amor sem tempo", de Carlos Machado, Editorial Presença. 

Sinopse: Após seis anos de ausência, Eduardo regressa à aldeia onde nasceu para vender a propriedade da família, votada ao abandono desde a morte do avô. «Ia ficar pouco tempo», pensava encostado a uma árvore do carvalhal que bordejava a aldeia. Mas, subitamente, uma sucessão seca de tiros fez reverberar o ar sólido do estio e acabou com a paz daquele dia. Os famosos pombos-correio de Severino Sarmento, o homem mais poderoso da terra, tinham sido traiçoeiramente abatidos. E é, então, que se dá o reencontro de Eduardo com o seu passado e com todos aqueles que o marcaram de forma indelével. Sobretudo Mariana, a bela filha de Severino e seu grande amor. Carlos Machado, num romance apaixonante, conduz-nos através de uma trama que tem lugar nos tempos agitados do pós-25 de Abril e que nos coloca, sem moralismos, perante fraquezas e grandezas da natureza humana.

Carlos Machado

Biografia: Carlos Machado nasceu em Montalegre, em 1954. Licenciado em Engenharia Electrotécnica tem desenvolvido a sua actividade profissional na área das telecomunicações. A paixão pela escrita foi desde sempre uma constante na sua vida, e a auspiciosa distinção do seu primeiro romance com o Prémio Alves Redol, atribuído pela Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, não faz apenas justiça à inegável qualidade desta obra, mas constitui também um excelente augúrio quanto ao futuro literário do autor.

Pode requisitar este livro na Biblioteca da sua Cidade.

PALESTRA

No âmbito da actividade da "TERTÚLIA DOS ANOS DE OURO", projecto da responsabilidade da ADESER II - Associação para o Desenvolvimento Económico e Social da Região da Marinha Grande (IPSS), realizou-se ontem, dia 13 de Janeiro, pelas 15:00, no nosso auditório, a Palestra "D. Amélia, a última Rainha de Portugal", proferida pela Dra. Dulce Pedrosa. A palestra teve como pano de fundo a leitura do romance histórico  "D. Amélia", de Isabel Stilwell, da Editora Esfera dos Livros.


A "TERTÚLIA DOS ANOS DE OURO"  irá prosseguir a sua actividade na próxima semana, com sessões a decorrer no nosso auditório,  das 15h00 às 17h00, contemplando no dia 17 de Janeiro (2ª feira) História da Literatura e Inglês I e o dia 20 de Janeiro (5ª feira) será dedicado à Geografia e à História do Mundo
Ainda no dia 20 de Janeiro, pelas 18:00, haverá o habitual ensaio do Coral da Tertúlia.

janeiro 13, 2011

“Tudo tem uma moral: é só encontrá-la” – Lewis Carroll

Lewis Carroll, escritor e matemático britânico adoptou este pseudónimo para as suas obras literárias. O seu verdadeiro nome (Charles Lutwidge Dodgson) utiliza-o somente para as obras científicas.
Amador entusiasta da fotografia, elabora vários álbuns de retratos de meninas e para uma delas, Alice Liddell, escreve em 1845, a sua obra mais famosa, “Alice no País das Maravilhas” .
Morreu a 14 de Janeiro de 1898.

   















Este e outros filmes podem ser vistos na Sala Infantil todos os dias durante o horário de funcionamento.

JAMES JOYCE


James Joyce nasceu em 1882, em Dublin, Irlanda. Em 1902, vai para Paris estudar medicina, mas abandona o curso para se dedicar ao ensino da língua inglesa e à literatura.

Em 1907, publica seu primeiro livro de poemas “Música de Câmara”. A colectânea de contos “Gente de Dublin” publicada em 1914, causou revolta nos círculos conservadores, pela sua descrição sem sentimentalismo da miséria da vida na Irlanda.

O seu primeiro romance, o autobiográfico “Retrato do Artista Quando Jovem” foi editado em 1916, mas James Joyce só alcançou fama internacional em 1922, com a publicação de “Ulisses”, considerado por muitos como um dos maiores romances do século XX.

No início da Segunda Guerra Mundial, Joyce refugia-se em Zurique, onde morre, a 13 de Janeiro de1941.

-- Venha à Biblioteca conhecer o autor --

DIVULGANDO … o nosso concelho (antigamente)

Está patente ao público no átrio de entrada da Biblioteca Municipal uma mostra fotográfica com imagens do concelho, datadas da primeira metade do século XX, acompanhada de um conjunto de obras de autores locais alusivo ao 18 de Janeiro de 1934.
A mostra poderá ser visitada até ao dia 31 de Janeiro durante o nosso horário de funcionamento.







 



Venha recordar ou conhecer a Marinha Grande de então.

janeiro 12, 2011

Projecto "LIVROS EM MOVIMENTO"

"Livros em Movimento" é um projecto que a BM implementou no ano lectivo passado e que tem vindo a ser desenvolvido com as escolas do 1º CEB da Marinha Grande, que não possuem Biblioteca Escolar, inserindo-se no âmbito da promoção da leitura, de facilitar o acesso ao livro  e diversificar os instrumentos de trabalho ao alcance de professores e alunos.

Este projecto conta com a adesão de 13 escolas, envolvendo cerca de 700 crianças. Através dele, a BM tem em circulação aproximadamente 600 livros de literatura infantil, que permanecem nas escolas aderentes por um período de 2 meses, sendo o transporte e a rotatividade assegurados por técnicos da Biblioteca.

Todos os livros foram previamente catalogados, classificados e etiquetados, estando desta forma em condições de serem emprestados às crianças, para leitura em casa ou na própria sala de aula. A gestão interna dos livros, enquanto permanecerem nas escolas, fica sob responsabilidade dos coordenadores das escolas.


A próxima rotação de livros ficou agendada para o dia 14 de Março.
SÃO OS LIVROS EM MOVIMENTO!

FAZIA ANOS HOJE.....


Charles Perrault foi um escritor francês, que nasceu em Paris a 12 de Janeiro de 1628. Introduziu um novo género literário, o conto de fadas, e é conhecido como o pai da literatura infantil.

“O capuchinho vermelho”, “A bela adormecida”, “A cinderela”, “O pequeno polegar”, são algumas das obras  mais conhecidas de Perrault.





Estas e outras histórias esperam por si na Sala Infantil, todos os dias das 09.00 às 18.00 horas.
Contamos consigo!



janeiro 11, 2011

Iniciámos hoje o Bibliotour deste ano com um grupo de 19 alunos da Cercilei de Leiria. Ficaram a conhecer a biblioteca e o seu funcionamento, prometendo voltar em breve com outras turmas e outros alunos.
Visite-nos!


Cantaram-se AS JANEIRAS na Biblioteca Municipal

Será que iniciámos uma tradição?
No dia 6 de Janeiro o auditório da Biblioteca Municipal foi pequeno para acolher “A Tertúlia dos Anos de Ouro” e o Coral “Teatro das Cantigas” que a todos encantaram com a sua alegre presença e reportório alusivo às Janeiras.
  
      

É notícia hoje....

Al Berto, poeta e editor, nasceu em Coimbra a 11 de Janeiro de 1948 e morreu em Lisboa, a 13 de Junho de 1997.
De seu verdadeiro nome Alberto Raposo Pidwell Tavares, começou a publicar poesia no final da década de 70 (À Procura do Vento num Jardim d’Agosto, 1977), sendo actualmente considerado um dos mais importantes poetas da sua geração e um dos mais originais, possuidor de um universo de características muito próprias no panorama da poesia portuguesa da actualidade.

Venha conhecer a sua obra na nossa biblioteca

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...