janeiro 18, 2011

18 de JANEIRO de 1934


"... À crise económica acrescentou-se , depois do golpe de 28 de Maio, a ameaça às liberdades sindicais. A 18 de Janeiro de 1934, os vidreiros pegaram em armas. Outros ofícios estariam, como este, ameaçados, mas só na Marinha Grande existir uma comunidade antiga e isolada que acreditou que as massas se iriam levantar, de armas nas mãos, para fazer a Revolução."
in, Artesãos e Operários, de Maria Filomena Mónica

"Em 18 de Janeiro de 1934, eclode, em vários pontos do país, uma "Greve Geral Revolucionária" contra o salazarismo. Não podendo contar com a participação da corrente republicana, a revolta é sufocada. Várias foram as interpretações propostas por estudiosos, sindicalistas e políticos. Mas, após o 25 de Abril, o "18 de Janeiro" transforma-se em grande mito revolucionário comunista."
                        in, Sindicatos contra Salazar: A revolta do 18 de Janeiro de 1934, de Fátima Patriarca 

"Ao longo dos anos, principalmente no pós 25 de Abril, diversas abordagens têm sido feitas, por estudiosos de diversos quadrantes políticos e intelectuais, na tentativa de procurar compreender o sentido do pensamento que levou um grupo de homens corajosos, muito jovens na sua esmagadora maioria, a levantar um movimento de revolta contra a ditadura fascista que estrangulava o movimento operário português."
in, 18 de Janeiro de 1934 ROSTOS..., de Hermínio de Freitas Nunes

-- Na BMMG pode encontrar estes e outros documentos alusivos à data --

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...