outubro 25, 2019

QUEM É QUE NO SEU PERFEITO JUÍZO QUER IR PARA ÁFRICA?


"A África é um espaço que exerce um enorme fascínio sobre os leitores. Além disso, e para nós, portugueses, é um espaço carregado de história e de aventura, de nostalgias, também, e acho que consegui pôr tudo isso no Uma Fazenda em África."



"Os meus romances não são livros de História, são obras de ficção, mas mantêm uma ligação estreita com a época em que decorrem. Quero que os meus leitores sintam e saibam que muito do que estão a ler aconteceu efetivamente. Quero que estejam lá, que sintam a época, as maneiras de pensar, o gosto da culinária, o toque das roupas, o cheiro dos navios a vapor, etc."


Ao acordar em sobressalto naquela noite de junho de 1848, a jovem Benedita não podia imaginar a transformação radical que a sua vida iria sofrer. Um ano volvido, tendo perdido tudo o que a prendia a Pernambuco, embarcava com escassos haveres e o coração apertado em direção a Moçâmedes. Consigo seguia mais de uma centena de portugueses que, desiludidos com o Brasil, procuravam uma nova oportunidade, fundando uma colónia agrícola do outro lado do Atlântico.
Uma Fazenda em África acompanha a vida e as histórias dos primeiros colonos numa terra brutal, trazendo à superfície os sucessos e desaires, os perigos e as surpresas da sua fixação num território inóspito e selvagem.

"- De verdade? - perguntou o cônsul, que ia de espanto em espanto.
-  Mas aquilo é uma ruína! O que vais tu fazer para lá? (...)
- E não achas melhor ter uma fazenda em Angola do que andar por aqui sempre de credo na boca e calças na mão? (...)
- E têm razão, Bernardino. Quem é que no seu perfeito juízo quer ir para África? Tu sabes muito bem que aquilo é a morada das febres - definiu o cônsul, seguro do seu diagnóstico. - Lembra-te que já foi gente daqui para se estabelecer em Angola e quase todos morreram das moléstias de lá. Aquilo é uma terra de água benta e caldeirinha..."



João Pedro Marques, historiador e romancista, especialista em História da escravatura e da sua abolição, nasceu em Lisboa a 15 de junho de 1949.
Concluiu a licenciatura de História na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa em 1980, e começou nessa altura a lecionar no ensino secundário. Paralelamente concluiu o curso de Formação de Professores na Escola Superior de Educação de Lisboa e manteve a sua atividade de investigação histórica.
No final de 1987 abandonou o ensino secundário para ingressar na carreira de investigação, no centro de Estudos Africanos e Asiáticos do Instituto de Investigação Científica Tropical, onde permaneceu até 2010.
Em 1999 doutorou-se em História pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Foi Presidente do Conselho Científico do Instituto de Investigação Científica Tropical, em 2007 e 2008.
Em 2010 deixou o Instituto de Investigação Científica Tropical e a carreira de investigação, para se dedicar, em exclusivo, à literatura.
Até ao momento escreveu 5 romances históricos.
Uma Fazenda em África, nossa sugestão de leitura para o seu fim de semana, é o seu segundo romance, publicado em 2012, pela Porto Editora.






Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...