setembro 04, 2019

AS LENDAS NÃO SE INVENTAM



Setembro ainda é sinónimo de férias para muitos de nós.
Nas sugestões de leitura para este mês, o Leitor encontrará leitura variada para todos os gostos.
De entre elas, destacamos Roteiros do Caminho de Santiago



Setembro é o mês ideal para ...Fazer o Caminho de Santiago!



"Uma peregrinação a Santiago é o momento ideal para reflectir; é quase uma paragem no tempo. sai-se da rotina. Como se faz um esforço físico, olha-se mais para o "umbigo". Assim, muitas pessoas conseguem ver-se melhor a si mesmas e tomam o verdadeiro valor das coisas simples que a vida oferece."
In, A Caminho de Santiago: roteiro do peregrino





"Em meados do século IX, ocorreu um rumor no Ocidente cristão: algures em Espanha, mesmo no fim da costa cantábrica, no reino da Galiza poupado à invasão muçulmana, homens santos, avisados misteriosamente por clarões, tinham descoberto o túmulo de S. Tiago o Maior, Apóstolo.
Dizia-se igualmente que grande quantidade de pessoas acorria para venerar as Santas Relíquias...
Depois, no decurso dos anos, a lenda foi assumindo proporções maiores.
Falou-se em milagres espantosos. Vinham peregrinos de França, de Itália, das Alemanhas, de Inglaterra. Traçaram-se rotas de peregrinação que iam de abadia em basílica, de relíquia em relíquia...
Tornou-se uma moda: quem não pudesse empreender a viagem a Jerusalém ou que menosprezasse a visita a Roma, demasiado fácil, tomava o caminho de S. Tiago. (...)
Morriam no caminho ou então voltavam, orgulhosos por arvorar a concha, sinal da peregrinação cumprida, a "concha de Santiago", insígnia do peregrino intrépido."
In, Santiago de Compostela: enigma e tradição









"As lendas não se inventam. Elas criam-se por si próprias porque pertencem à história. Uma vez criadas, são contadas e transformadas segundo os lugares e as épocas e também as raças, as línguas e as crenças, mas sejam quais forem as transformações, o fundo mantém-se porque é verdadeiro e porque permanece, indefinido, vago mas real, na memória atávica. 
As lendas não se suprimem. Encontram-se dentro do homem..."
In, Santiago de Compostela:enigma e tradição










São livros de viagens por terras de Portugal, em busca de sinais de outros tempos, de memórias do culto jacobita, de estradas e pontes romanas e medievais, de ermidas românicas, do romanceiro popular.
Se os leitores encontrarem nestas páginas um amigo para a viagem, que os desperte para um capitel românico, que os leve a parar num castelo em ruínas, que os faça reler uma passagem de Aquilino ou relembrar um adágio, ele cumprirá a sua função. Se além disso, este livro levar os leitores a Compostela, então, fará muito mais: reatará uma tradição milenar e misteriosa, que já na Pré-História fazia homens dirigirem os seus passos para o Finis Terrae galego.


Caro Leitor, se não for fazer o Caminho de Santiago, 
Visite-nos.
Certamente irá encontrar leitura do seu agrado. 


Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...