setembro 11, 2019

CATARINA, A GRANDE



Helen Mirren vai protagonizar a nova minissérie da HBO 
 "Catarina, a Grande", que vai estrear no próximo dia 3 de outubro.


Catarina tornou-se imperatriz da Rússia depois de um gole de estado, organizado por si, que afastou Pedro III, seu marido. Foi a governante que mais tempo esteve no trono (1762 a 1796) e foi responsável pela revitalização do império russo. 

A personalidade de Catarina, a Grande tem suscitado intensas controvérsias no âmbito da história e da historiografia. O livro que hoje divulgamos, da historiadora Isabel de Madariaga, procura distinguir a realidade do mito.



Relatando com detalhe as reformas plurifacetadas que Catarina II desencadeou nos seus  trinta e quatro anos de reinado, inserindo-as habilmente no contexto europeu setecentista povoado de ideais próprios ao iluminismo e à Revolução Francesa, a autora apresenta um estudo conciso, realista e acessível, não só a especialistas, mas também ao leitor comum.


A sua ambição desmedida, a inteligência, cultura, punho de ferro e muitas vezes cruel, 
o seu amor pelas artes fizeram dela uma das mulheres mais controversas da História.



"A Rússia permaneceu igual a si própria no modo de vida, nos hábitos sociais, na alimentação e no vestuário da população. Porém, durante o reinado de Catarina, os visitantes encontraram no tipo de vida das classes superiores muitos aspectos que lhes eram familiares de outras capitais europeias. Usavam-se as mesmas modas, discutiam-se os mesmos temas, liam-se os mesmos livros, representavam-se as mesmas peças e óperas, embora cenário distinto. O abismo que, no início do século XVIII, separara a Rússia da Europa Ocidental estava a ser rapidamente ultrapassado."
In, Catarina, a Grande










Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...