fevereiro 12, 2014

2014 - ANO DE JULIO CORTÁZAR E OCTAVIO PAZ


Comemora-se este ano o centenário
de dois dos mais importantes
escritores hispânicos do século xx -
Julio Cortázar e Octavio Paz
 
 
 
 
Sobre o escritor mexicano Octavio Paz,
pode o leitor recordar AQUI, a nossa mensagem publicada a 31/03/2011.


A Casa da América Latina e a Fundação José Saramago assinalam Cem anos com Cortázar, 30 anos sem Cortázar, no âmbito do protocolo de colaboração assinado no final de 2013 pelas duas instituições.
Se o Leitor não puder deslocar-se, hoje 12 de fevereiro, ao Jardim de Inverno do Teatro S. Luiz, em Lisboa, para ouvir um concerto pelo quarteto do saxofonista Carlos Martins e a leitura de excertos de O Perseguidor, pelo ator José Rui Martins, fique connosco e fique a conhecer ou a recordar Julio Cortázar.



Julio Cortázar, escritor e intelectual argentino, nasceu a 26 de agosto de 1914, em Bruxelas, é considerado um dos autores mais inovadores e originais do seu tempo.
Com quatro anos de idade foi viver para a Argentina. Incentivado pela mãe, que lhe selecionava o que devia ler, desde muito cedo que se interessou pela leitura, ao ponto de ser aconselhado pelo médico a ler menos e a sair mais de casa para apanhar sol.
Em 1944, já colocado como professor de Literatura Francesa na Universidade de Cuyo, Mendonza, envolveu-se numa manifestação contra a política populista e sindicalista de Juan Domingo Peron e foi preso. Posto em liberdade pouco tempo depois, foi-lhe vedada a sua carreia académica.
 
 
 
  
Em 1946 desempenhou funções de diretor de uma editora em Buenos Aires, funções que desempenhou até 1948, altura em que completou a sua licenciatura em Direito e Línguas, passando a trabalhar com tradutor.
Publicou a sua primeira coletânea de contos Bestiário (que pode requisitar na Biblioteca Municipal) em 1951, por intermédio de Jorge Luis Borges.
Nesse mesmo ano, por não concordar com a ditadura e por ser vítima de perseguições, Cortázar muda para Paris e a partir de 1952 passou a trabalhar para a UNESCO como tradutor independente. Foi em Paris que aceitou traduzir toda a obra em prosa de Edgar Allan Poe, ainda hoje considerada como a melhor tradução em espanhol daquele autor.
 
 
 
  
 
Consagrou-se como romancista em 1960, tendo publicado em 1963, Rayuela, o seu romance mais conhecido, que acabou por influenciar significativamente a literatura da América Latina.
Como investigador das violações aos direitos humanos, viajou em 1973 pelo Peru, Equador, Chile e Argentina, e com o dinheiro ganho pela venda das suas obras, apoiou os Sandinistas e as famílias dos presos políticos. Em 1975 lecionou como professor convidado nas Universidades de Oklahoma e do Barnard College de Nova Iorque.
Passou a ser cidadão francês a 24 de julho 1981 e dois anos mais tarde foi autorizado a visitar de novo o seu país.
A 12 de fevereiro de 1984, morre em Paris vítima de leucemia.
 
 
 O Leitor encontra na Biblioteca Municipal as seguintes obras de Julio Cortázar:
  • Bestiário
  • BloW-up e outas histórias ( adaptado ao cinema pelo realizador italiano Michelangelo Antonioni)
  • Prosa do Observatório (com fotografias do autor)
  • Histórias de Cronópios e de Famas
  • Todos os Fogos o Fogo



Boa Semana
 

 
Esperamos Por Si


Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...