julho 05, 2012

FOI HÁ 66 ANOS...

"O bikini é a invenção mais importante deste século (XX), depois da bomba atómica"
                                                                        Diana Vreeland, editora da revista "Vogue"


O famoso bikini que hoje é usado por milhões de mulheres em todo o mundo foi inventado a 5 de julho de 1946.

O modelo de um fato de banho reduzido e composto por duas peças foi criado pelo engenheiro mecânico francês Louis Réard e apresentado ao mundo cinco dias após a detonação da primeira bomba atómica dos Estados Unidos no Atol de Bikini, em 1946. Contudo, meses antes, o estilista Jacques Heim já tinha anunciado a criação de um traje de banho, batizado com o nome sugestivo de "atome", alusivo precisamente à catástrofe nuclear.

Micheline Bernardini

Na época, Louis Réard não conseguiu convencer nenhuma manequim a desfilar com o modelo, pelo que a sua apresentação foi feita pela strip teaser do Casino de Paris, Micheline Bernardini.
Perante o "modelo escandaloso" que atentava contra os padrões sóbrios dos finais da II Guerra Mundial, o Papa Pio XII, chegou mesmo a ordenar a sua proibição, que  obviamente, não resultou.

Brigitte Bardot em 1956 no filme "E Deus criou a mulher"

Na década de 50, a atriz Brigitte Bardot assumia publicamente o entusiasmo que as francesas nutriam pelo bikini. Bardot foi uma das estrelas que imortalizou o seu uso no filme de 1956, "E Deus criou a mulher", realizado por Roger Vadin.

E quem não se lembra da atriz  Ursula Andress, em 1962, no filme "James Bond contra Dr. No", com um modelo com cinto, ousado e muito sexy?





Mas foi aqui que tudo começou...


O Atol de Bikini faz parte das Ilhas Marshall, localizadas na Micronésia, no Oceano Pacífico. Tornou-se mundialmente conhecido como cenário de testes nucleares americanos realizados entre 1946 e 1958, no início da Guerra Fria.



Foi neste atol que explodiu a primeira bomba de hidrogénio (nunca antes utilizada em cenário de guerra), em 1952.
Após o primeiro teste, que dividiu o atol em dois, foram realizadas mais 20 explosões de bombas atómicas e de hidrogénio. A sua população de 200 habitantes foi retirada para a execução dos testes e só voltaram nos anos 70, sendo de imediato retirados do atol devido à radioatividade do estrôncio 90.
O fundo da lagoa é um cemitério de navios de guerra que fizeram parte dos testes nucleares, posicionados perto do local da detonação, para assim se avaliar como seriam afetados.
Em julho de 2010, o Atol de Bikini, foi considerado pela UNESCO Património da Humanidade. 
 
Hilda de Duane Bryers

E o leitor, com ou sem bikini, quando for à praia passe
pela Biblioteca Municipal
e leve consigo uma das nossas sugestões de leitura.
Ler é sexy.



Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...