novembro 15, 2011

16 DE NOVEMBRO - DIA NACIONAL DO MAR

Mar Sonoro

Mar sonoro, mar sem fundo, mar sem fim.
A tua beleza aumenta quando estamos sós
E tão fundo intimamente a tua voz
Segue o mais secreto bailar do meu sonho
Que momentos há em que eu suponho
Seres um milagre só para mim.
                    Sophia de Mello Breyner Andresen



Na próxima década o mar vai subir 4 cm e a humanidade não está preparada. Está na altura de aprender a repensar, a reduzir, a reutilizar e a reciclar, ou então a nadar.
Tu é que escolhes de que forma queres evoluir.

Para chamar a atenção para a importância dos oceanos está patente ao público, este mês, no átrio de entrada da Biblioteca Municipal, uma exposição de cartazes alusivos ao Dia Nacional do Mar, que se comemora amanhã, dia 16 de novembro. Como complemento, o leitor encontrará uma mostra bibliográfica, com livros sobre os mares e os oceanos, a sua fauna, a sua flora e os seus tesouros que urge preservar. Os oceanos enfrentam sérios problemas: poluição, a sobre-exploração de recursos, a destruição de habitats, a degradação ambiental, o desaparecimento da biodiversidade.





Em 16 de novembro de 1994 entrou em vigor a Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar (CNUDM), que estabeleceu um novo quadro jurídico para o direito do mar. Ao ratificar a CNUDM, a 14 de outubro de 1997, Portugal assumiu responsabilidades numa das áreas marítimas mais extensas da Europa e a maior da União Europeia, com uma dimensão 18 vezes superior ao território nacional.
Em 1998, o dia 16 de novembro foi institucionalizado pela Resolução do Conselho de Ministros nº 83/1998, de 10 de julho, como o Dia Nacional do Mar

Os mares e oceanos representam um meio de comunicação e transporte essencial num mundo cada vez mais globalizado, uma fonte de alimentos e fármacos, de energia e de recursos geológicos e genéticos.
O mar e as zonas costeiras têm um papel essencial no bem-estar e qualidade de vida das sociedades, quer através das atividades de desporto e lazer, quer através dos serviços fundamentais que prestam, como seja a regulação do clima, a retenção de dióxido de carbono e a produção de oxigénio, a reciclagem e armazenamento de poluentes.


Os oceanos cobrem 71% (cerca de 361 milhões de kilómetros quadrados) da superfície da Terra, por isso é que a Terra é chamada Planeta Azul.
Vamos deixar que assim permaneça.
Se cada um de nós tiver o mínimo de cuidado, as nossas gerações futuras vão agradecer.
Não custa nada, vamos ser racionais...Pelo menos tentar. Ou então aprender a nadar.


Vamos defender os oceanos.
Veja AQUI algumas atitudes que pode adotar para que o planeta continue azul.

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...