janeiro 10, 2024

OS NOVOS LEITORES DE 2023

Também ao nível das inscrições de novos leitores é notória a recuperação face a anos anteriores, sendo reflexo do retomar do funcionamento de todas as valências do serviço, sem constrangimentos ou restrições. 

Há que referir, que um dos fatores com forte impacto no aumento do número de novas inscrições está relacionado com o aumento da população imigrante, que escolheu o nosso concelho para residir, estudar e/ou trabalhar e para quem a Biblioteca é um espaço de acolhimento fundamental para a sua integração na comunidade.






"A liberdade, a prosperidade e o desenvolvimento da sociedade e dos indivíduos são valores humanos fundamentais. Só serão atingidos quando os cidadãos estiverem na posse da informação que lhes permita exercer os seus direitos democráticos e desempenharem um papel ativo na sociedade. A participação construtiva e o desenvolvimento da democracia dependem tanto de uma educação satisfatória, como de um acesso livre e ilimitado ao conhecimento, ao pensamento, à cultura e à informação. 
A biblioteca pública ‒ porta de acesso local ao conhecimento ‒ fornece as condições básicas para uma aprendizagem ao longo da vida, para uma tomada de decisão independente e para o desenvolvimento cultural dos indivíduos e dos grupos sociais.[...]"

in, Manifesto para as Bibliotecas Públicas_IFLA_UNESCO_2022








Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...