julho 01, 2022

VOCÊS NÃO ME CONHECEM

 


"(...) Por isso, aqui está a minha confissão. Já testemunhei sob juramento. Sobre a Bíblia Sagrada. Mas Deus sabe que o que lhes disse no banco das testemunhas não foi exatamente toda a verdade. Tinha algumas verdades, não me interpretem mal, muitas verdades, mas também tinha algumas coisas que talvez não fossem verdade. Mas era assim que o meu advogado queria. "Não importa a verdade", dizia, "mas sim aquilo em que conseguem acreditar".
Isso deixou-me aborrecido. Como posso jurar dizer a verdade e depois contar mentiras? Por isso, ontem à noite, enquanto tentava adormecer, pensei no assunto. Pensei muito. E quando acordei, não estava nada satisfeito, acreditem. Por isso, esta manhã, disse-lhe: "Mano, preciso de começar a dizer as coisas como são. Estas alegações finais são a minha última oportunidade".



Um  réu anónimo é acusado de homicídio. Imediatamente antes das alegações finais, o jovem decide dispensar o advogado e fazer a sua própria defesa. Conta-nos que o advogado o aconselhou a omitir algumas coisas. Às vezes, a verdade é demasiado difícil de explicar e nem sequer é verosímil, mas ele considera que, perante a perspetiva de ser condenado a prisão perpétua, o melhor mesmo será expô-la na íntegra.
Existem oito provas contra si. O réu passa em revista cada uma delas, deixando a sua vida nas mãos do leitor, que agora é membro do júri e é obrigado a manter uma mente aberta até conhecer o final da história.


"Nunca leram nada assim"
                                                       Financial Times



Imran Mahmood, nasceu em Liverpool em 1969. É advogado de defesa com mais de 20 anos de experiência. A sua especialidade são casos de crimes violentos, assim como fraude e crimes sexuais. 
O seu primeiro romance, que hoje sugerimos para leitura do seu fim de semana, foi selecionado, em 2018, para o Glass Bell Award. 
Em 2021, foi dramatizado pela BBC e no mês de junho estreou na Netflix, com argumento de Tom Edge, realizado por Sarmad Masud e como protagonistas os atores Samuel Adewunni e Badria Timimi.




"Nunca vai conseguir adivinhar o final"
                                                                                 THE SUN





Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...