julho 08, 2022

OS NÚMEROS DO 1.º SEMESTRE DE 2022

Os números do 1.º semestre de 2022 ficam marcados, já não tanto pelos efeitos da pandemia, mas sim pela transferência dos serviços do Edifício da Resinagem, onde a Biblioteca Municipal esteve em funcionamento durante quase dois anos, para o seu edifício sede e que obrigou ao encerramento total entre 28 de março e 22 de abril. Este encerramento condicionou muito a atividade regular da Biblioteca, refletindo-se de imediato no número de empréstimos. 

Porém, mesmo assim, superámos ligeiramente os números de 2021, mas não podemos esquecer que, no período homólogo do ano anterior, estivemos durante alguns meses com restrições no acesso aos serviços, decorrentes do agravamento da situação epidemiológica covid19, que nos conduziu a períodos sem atendimento presencial, apenas com o serviço de empréstimo e devolução a funcionar em regime de "take away" à porta, mediante agendamento prévio, por telefone ou on-line. Em 2022 o funcionamento da Biblioteca Municipal tem decorrido sem qualquer restrição, estando todas as valências em pleno funcionamento. 




Será que as mulheres leem mais que os homens?
Relativamente ao género, o 1.º semestre de 2022 mantém-se a habitual tendência, já verificada em anos anteriores, sendo o género feminino que continua a deter a maior percentagem no número de empréstimos. A diferença mantem-se significativa, com o género feminino a representar 67% do total dos empréstimos e o género masculino a situar-se apenas nos 33%. 




Será que os adolescentes leem?
Em relação à representatividade de cada um dos níveis etários, os números mostram-nos que é a faixa acima dos 18 anos quem mais requisita livros, seguida da faixa infantil até aos 12 anos, sendo a faixa intermédia a menos representativa.




     

















Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...