janeiro 20, 2016

A MULHER DELE FOI A PRIMEIRA A SABER



O filme estreou em Portugal no último dia de 2015. Na semana passada, o seu visionamento foi proibido no Qatar. A sua estreia mundial ocorreu na 72ª edição do Festival de Cinema de Veneza, realizado de 2 a 12 de Setembro. Realizado por Tom Hooper, conta com o participação dos atores  Alicia Vikander e Eddie Redmayne, recentemente nomeados ao Oscar do Melhor Atriz Secundária e Melhor Ator, respetivamente.

E enquanto o filme não passa nas sessões de cinema da Casa da Cultura - Teatro Stephens, na Marinha Grande, pode requisitar o livro na Biblioteca Municipal.


A Rapariga Dinamarquesa
Escrito por David Ebershoff
Editado pela Teorema 


A Rapariga Dinamarquesa começa com um pequeno favor pedido por uma mulher ao seu marido e inspira-se na história verdadeira de um dos mais apaixonados e estranhos casamentos do século XX. Einar Wegener e a sua esposa americana, Greta Waud, ambos pintores, levavam já seis anos de casados, numa vida de doce boémia na Copenhaga dos despreocupados anos vinte, no dia em que esse simples pedido provocou uma mudança radical e irreversível nas suas vidas.

Einer Wegener e Lili
Numa bela tarde da Primavera de 1925, Greta, devido à ausência da sua modelo, pede ao marido que pose para o retrato de uma cantora de ópera que estava a pintar e ao qual só faltavam as pernas. Einar concorda e, enquanto põe as meias, calça os sapatos amarelos e enfia pela cabeça o vestido da soprano, vai começando a sentir a estranha sensação de que poderia, em parte, ser uma mulher. 
Einar começa a vestir-se cada vez mais como Lili - o nome que lhe foi dado por Greta - e o que começou como um jogo torna-se uma forma de vida. Lili transforma-se na musa de Greta, cuja pintura começa a ser conhecida.


Um marchand parisiense descobre o seu trabalho e o casal muda-se para Paris, onde Greta poderá continuar a sua carreira. Lili, mais liberta, passa a ser uma verdadeira companheira para Greta. Quando Einar já não é mais do que uma memória, ambos decidem que se impõe fazer uma escolha. Greta descobre um cirurgião, em Dresden, que investiga as mudanças de sexo e Einar vai para a Alemanha, onde se tornará, de uma vez por todas e graças a sucessivas e complicadas operações, Lili.



David Ebershoff nasceu a 17 de janeiro de 1969, em Passadena, Califórnia. Lecionou Escrita Criativa nas Universidades de Nova Iorque e de Princeton e é atualmente professor no curso de pós-graduação em Literatura na Universidade de Columbia.
Da história dramática de Lili, o autor escreveu um romance absorvente, sensual, que é uma verdadeira celebração do amor e de extraordinário casamento que sobreviveu a tudo.
"Esta obra de ficção é uma versão livre inspirada no caso Einar Wegener e da mulher. Escrevi este romance no intuito de explorar o espaço íntimo que definiu o seu casamento invulgar."
Vive em Nova Iorque, onde é editor da Modern Library, uma divisão da Random House.
As suas obras têm merecido a aclamação da crítica e estão traduzidas em 18 línguas.









Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...