"A vida é aquilo que acontece
enquanto fazemos planos para o futuro"
John Lennon
Já lá vão 32 anos, que a 8 de dezembro de 1980,
John Lennon foi assassinado à porta de casa,
o edifício de apartamentos Dakota de Nova Iorque.
John Lennon e Yoko, fotografados por Annie Leibowitz, no dia em que foi assassinado |
Mas tudo começou uns dias antes...
"A 27 de outubro, Chapman comprou um revolver em Honolulu. Fez uma breve visita ao pai, em Atlanta, e viajou depois para Nova Iorque. Como contou ao psiquiatra do tribunal, lutou aí durante dias com "espíritos maus" que o tentavam convencer a assassinar John Lennon. Chapman perdeu o combate a 8 de dezembro de 1980. Postou-se à porta do edifício Dakota com as suas cassetes dos Beatles, um exemplar de Double Fantasy, o romance de Salinger e o seu revólver.
Pelas cinco da tarde, John e Yoko saíram para irem para o estúdio de gravação. Chapman pediu a John um autógrafo na capa do disco. John assinou e entrou na limusine, que estava à espera. Chapman ficou extasiado: "Espera só até as pessoas verem isto no Havai!".
Às dez para as onze, quando John e Yoko voltaram do estúdio, Chapman continuava à espera. Normalmente, a limusina entrava pelo portão para o pátio interior do Dakota. Naquela noite, John mandou parar o carro junto ao passeio e fez a pé a curta distância até à entrada.
Chapman chamou: "Mr. John Lennon?" John virou-se, pestanejando para conseguir ver na escuridão. Chapman disparou cinco vezes - cada um dos tiros teria sido fatal. John deu ainda uns passos na direção de Yoko e depois gritou: "Fui atingido!"
Caro leitor,
é a biografia de John Lennon que hoje lhe sugerimos
para leitura de fim de semana.
Depois da azáfama das compras de natal,
o sofá, a lareira acesa e um livro é o que necessitamos!
John Lennon
De Alan Posener
Editorial Sol
John Lennon é uma referência indiscutível da música popular moderna, detentor de uma genialidade inegável como interprete e compositor, aliada a uma personalidade carismática. A notória proeminência social e política que alcançaram as suas mensagens de paz, concórdia e amor, foram o reflexo de uma honesta, visceral e íntima projeção pessoal.
"John Lennon nasceu na noite de 9 de outubro de 1940, durante um ataque aéreo alemão. Pouco depois do parto, uma bomba explodiu mesmo ao lado do hospital e o bebé teve de passar o resto da noite debaixo da cama de Julia, sua mãe, para se proteger do estuque que caía do teto. Isso pode explicar porque é que Julia, em geral totalmente apolítica, decidiu, num ataque de patriotismo, dar ao filho como segundo nome Winston, em memória de Winston Churchill, o salvador da Grã-Bretanha"
O que se passou entre o
dia 9 de outubro de 1940 e o dia 8 de dezembro de 1980
está disponível na Biblioteca da sua cidade para empréstimo domiciliário.
Visite-nos
Bom Fim de Semana
Sem comentários:
Enviar um comentário