Rosa Louise McCauley, mais conhecida por Rosa Parks, nasceu a 4 de fevereiro de 1913, em Tuskegee, EUA, e foi um símbolo do movimento dos direitos civis negros nos Estados Unidos.
Rosa Parks, de casaco preto a entrar para a parte de trás do autocarro |
Rosa Parks, uma costureira negra de 42 anos, era membro da Associação Nacional para o Progresso de Pessoas de Cor (NAACP) num estado em que o regime de segregação racial obrigava, por lei, os negros a cederem aos brancos os lugares da frente dos autocarros.
Ficou famosa a 1 de dezembro de 1955 em Montgomery, estado do Alabama, EUA, por ter-se recusado frontalmente a ceder o seu lugar no autocarro a um homem branco que exigia que ela se levantasse para se poder sentar.
Quando lhe perguntaram porque não cedeu o lugar, explicou que não foi porque estava cansada fisicamente, mas foi porque estava cansada de ceder.
Rosa Parks foi presa e condenada. E foi a sua condenação que desencadeou o movimento que, unindo toda a comunidade afro-americana de Montgomery, fez um boicote total aos autocarros durante 381 dias. Foi esse o tempo que levou o Supremo Tribunal dos Estados Unidos, a que Rosa Parks recorrera, a declarar inconstitucional a segregação racial nos meios de transporte.
No movimento então criado destacou-se, como seu principal porta-voz, o Dr. Martin Luther King, um jovem pastor protestante.
Nos 381 dias de boicote, contou com o apoio de mais de 42.000 negros. Rosa Parks enfrentou ameaças de morte, humilhações, perdeu o emprego e teve que que se mudar para Detroit em 1957.
Esta fotografia que já se tornou um clássico, mostra Rosa Parks a 21 de dezembro de 1956, o dia em que o sistema de transportes público foi legalmente integrado para todos os americanos. Atrás dela, está o repórter Nicholas C. Criss, que cobriu o evento.
"Sempre quis ser livre e não queria isso só para mim:
a liberdade é para todos os seres humanos"
Rosa Parks
Rosa Parks recebeu os maiores prémios
dedicados a civis nos EUA:
- 1996 a Medalha Presidencial pela Liberdade
- 1999 a Medalha de Ouro do Congresso (das mãos do então Presidente Bill Clinton)
Em 2000, um museu em sua homenagem foi inaugurado em Montgomery, a cidade onde apanhou o autocarro em 1955.
Depois de se reformar, Rosa Parks escreveu a sua autobiografia. Os seu últimos anos foram marcados pela doença de Alzheimer, e a 24 de outubro de 2005 faleceu.
Tenha uma Boa Semana
Sem comentários:
Enviar um comentário