"Globalização exige mais unidade europeia.
Mais unidade exige mais integração.
Mais integração exige mais democracia".
Durão Barroso
A ideia de uma Europa unida começou por ser apenas um sonho de filósofos e visionários antes de se tornar um verdadeiro projeto político. Victor Hugo, por exemplo, imaginou uns "Estados Unidos da Europa" pacíficos e inspirados num ideal humanitário. O sonho foi desfeito pelos trágicos conflitos que assolaram o continente na primeira metade do século XX.
No entanto, foi das cinzas da Segunda Guerra Mundial que nasceu uma nova esperança. Os que haviam resistido ao totalitarismo durante a guerra estavam determinados a pôr fim aos antagonismos nacionais e criar condições para uma paz duradoura. Entre 1945 e 1950, um punhado de estadistas corajosos, como Robert Schuman, Konrad Adenauer, Alcide de Gasperi e Winston Churchill, empenhou-se em persuadir os seus povos a iniciarem uma nova era. Novas estruturas, baseadas em interesses comuns e assentes em tratados que garantissem o primado da lei e a igualdade das nações, iriam ser criadas na Europa Ocidental.
Missão da União Europeia no século XXI:
- Manter e consolidar a paz estabelecida entre os Estados-Membros;
- Aproximar os países europeus através da cooperação operacional;
- Garantir que os cidadão europeus vivem em segurança;
- Promover a solidariedade económica e social;
- Preservar a identidade e a diversidade europeias num mundo globalizado;
- Fomentar os valores que os europeus partilham.
A Carta dos Direitos Fundamentais da União Europeia, proclamada em Nice, em dezembro de 2000, é atualmente vinculativa graças ao Tratado de Lisboa, que entrou em vigor em 1 de dezembro de 2009.
A Carta enuncia todos os direitos atualmente reconhecidos pelos Estados-Membros da União Europeia e respetivos cidadãos. São esses direitos e valores partilhados que podem criar um sentimento de parentesco entre europeus. Para citar apenas um exemplo, todos os países da União aboliram a pena de morte.
A União Europeia terá em breve mais de 30 Estados-Membros, com histórias, línguas e culturas bem distintas. Uma das maiores forças da União Europeia é a sua capacidade de expandir os valores da Europa para além das suas fronteiras. Valores como o respeito pelos direitos humanos, a aplicação do estado de direito, a proteção ambiental e a manutenção dos padrões sociais na economia social de mercado.
O que poderia ser visto como um êxito na UE nos próximos anos?
- O reequilíbrio das finanças públicas;
- Encontrar uma resposta para o envelhecimento populacional que não penalize injustamente a próxima geração;
- Encontrar respostas éticas para os desafios colossais colocados pelos avanços científicos e tecnológicos;
- Garantir a segurança dos seus cidadãos sem prejudicar a sua liberdade.
Se conseguir tudo isto, a Europa continuará a ser respeitada
e a ser uma fonte de inspiração para o resto do mundo.
Sem comentários:
Enviar um comentário