A partir de hoje o nosso blogue pinta-se de cor-de-rosa.
AS MULHERES E O PODER - uma cronologia
- 1791 - Olímpia de Gouges publica a Declaração dos Direitos das Mulheres.
- 1848 - Lucretia Mott e Elizabeth Stanton organizam a primeira convenção dos direitos das mulheres, em Seneca Falls, EUA.
- 1857 - 8 de março: numa fábrica em Nova Iorque, operárias morrem numa ação policial por reivindicarem a redução da jornada de trabalho de 14 para 10 horas diárias e o direito à licença de maternidade. O Dia Internacional da Mulher é instituído a 8 de março em homenagem a essas mulheres.
- 1867 - Nasce Marie Curie, a primeira cientista, homem ou mulher, a ganhar dois Prémios Nobel, primeiro em Física e depois em Química.
- 1889 - Primeira mulher portuguesa licenciada em Medicina: Elisa Augusta da Conceição de Andrade.
- 1913 - Primeira mulher licenciada em Direito: Regina Quintanilha.
- 1918 - Autorizado o exercício da advocacia às mulheres.
- 1931 - Direito de voto às mulheres com curso secundário - aos homens exige-se apenas que saibam ler e escrever.
- 1966 - A Convenção 100 da OIT estabelece a igualdade de remuneração entre homens e mulheres para trabalho de valor igual.
- 1969 - Introduzido na lei o princípio "salário igual para trabalho igual", as mulheres casadas passam a poder transpor as fronteiras nacionais sem necessidade de licença do marido.
- 1974 - Abre-se o acesso das mulheres a todos os cargos da carreira administrativa local, à carreira diplomática e à magistratura. São abolidas todas as restrições baseadas no sexo quanto à capacidade eleitoral dos cidadãos.
- 1975 - Ano Internacional da Mulher - Conferência Mundial promovida pelas Nações Unidas na cidade de México. Criada a Comissão da Condição Feminina.
- 1979 - Maria de Lourdes Pintassilgo a primeira mulher nomeada para o cargo de Primeiro-Ministro.
- 1980 - Portugal ratifica a Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Mulheres.
- 1999 - Aprovado o Plano Nacional conta a Violência Doméstica
- 2007 - Despenalizada a interrupção voluntária da gravidez. Criada a Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género.
- 2009 - Aprovado o Plano Nacional contra o Tráfico de Seres Humanos
Estas são só algumas das datas que deram voz às mulheres ao longo dos tempos, outras datas, igualmente assinaláveis, podem ser vistas até ao próximo dia 17, numa exposição de cartazes companhada de uma mostra bibliográfica, patente no átrio da Biblioteca Municipal, todos os dias úteis das 09h00-12h30 e das 13h30-17h00.
"Todos sabemos que a história da humanidade não é a mesma quando contada pelas mulheres e pelos homens. Os mesmos séculos, as mesmas guerras, os mesmos tempos vividos juntos e, no entanto, com histórias tão diferentes que parecem dois mundos separados. E na verdade foram. E em muitas latitudes ainda continuam a ser."
Laurinda Alves
Visite-nos
Sem comentários:
Enviar um comentário