janeiro 11, 2012

LIVROS EM MOVIMENTO


Ontem, dia 10 de janeiro, houve LIVROS EM MOVIMENTO pelas escolas do 1º CEB do concelho.


Não sabe o que é?
Nós explicamos.



É um projeto da Biblioteca Municipal, através do qual caixas com livros infanto-juvenis são distribuídos pelas escolas do 1º CEB, que não possuem biblioteca escolar devidamente equipada e inserida na Rede de Bibliotecas Escolares.
Desta forma, proporcionamos aos alunos, às famílias e aos professores maior facilidade no acesso ao livro e à leitura, para além de se constituírem potenciais instrumentos de trabalho que poderão contribuir para diversificar as estratégias desenvolvidas em contexto de sala de aula. Este projeto teve o seu início no ano letivo 2009/2010, contando com a adesão de  13 escolas, com localização geográfica dispersa, envolvendo cerca de 35 turmas e aproximadamente 800 alunos. 

O transporte e rotação periódica dos livros pelas diferentes escolas é assegurado pelas funcionárias da Biblioteca Municipal, em articulação com os respetivos professores-coordenadores das escolas aderentes. Todos os livros  foram previamente catalogados, classificados e etiquetados, encontrando-se em condições de poderem ser requistados pelas crianças para leitura em família.

"As crianças desenvolvem-se melhor e têm melhores resultados na escola quando contactam com livros diariamente. [...] Os pais, avós, tios ou padrinhos desempenham um papel importante se lerem em voz alta e se ajudarem as crianças a gostar de livros."

Excerto retirado do site do Plano Nacional de Leitura



A Biblioteca Municipal dá o seu contributo para a promoção da leitura.
A escola  ensina e incentiva as crianças a ler. 
A família deverá também partilhar esta responsabilidade. 

LEIA + EM FAMÍLIA  


Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...