janeiro 17, 2012

JOSÉ MARTINS SARAIVA, 1926-2012



José Martins Saraiva nasceu a 10 de maio de 1926 na Marinha Grande. Aqui fez a escola primária e tirou o curso industrial na antiga Escola Industrial Guilherme Stephens. Aos 12 anos começou a aprender a arte de pintor de vidros na Companhia Industrial Portuguesa (Fábrica Nova), sob a chefia do mestre João Pereira Correia. Aos 21 anos integrou a secção de desenho industrial, a qual viria a chefiar até aos 39 anos, altura em que ingressou na indústria de moldes para plásticos onde foi desenhador e técnico industrial até aos 65 anos.
Praticou futebol e atletismo no Atlético Clube Marinhense, até aos 18 anos. Foi campista, com a carta nº 914 de 1949, da Federação Portuguesa de Campismo, quando o campismo se iniciava duma forma pura e se fazia a pé, de mochila às costas e um bordão na mão, pelos carreiros de areia solta que existiam por entre os pinheiros do Pinhal do Rei.
Como fervoroso columbófilo, foi durante 15 anos, na Secção Columbófila do Atlético Marinhense e na Sociedade Columbófila Marinhense, diretor e presidente do conselho técnico.
Fundou e chefiou durante 10 anos, a Secção de Xadrez da S.I.R. 1º de Maio. Fundou o Núcleo de Xadrez da Marinha Grande, o qual anos mais tarde, a instâncias do seu amigo Dr. J. H. Vareda, passaria a coexistir, no Sport Operário Marinhense, com a Secção de Xadrez dessa associação cultural.
Foi um dos fundadores da Associação de Xadrez do distrito de Leiria, onde foi presidente e secretário da direção e presidente da assembleia-geral.
José Martins saraiva iniciou a sua atividade literária aos dezoito anos, alcançando diversos primeiros prémios nas modalidades de poesia e conto. Colaborou em vários jornais: Gazeta do Sul, A Voz da Marinha Grande, Região de Leiria, A voz de Domingo, Jornal da Marinha Grande, O Correio e em O Mensageiro. Colaborou no Rádio Clube Marinhense no programa "Jarretadas" trazendo ao conhecimento do auditório a bibliografia dos poetas marinhenses.


Lançamento do seu livro "A paixão do Príncipe Hiram"
na Biblioteca Municipal da Mª Grande
Sonetista de grande mérito, recebeu prémios e críticas entusiásticas pela sua inspiração e domínio na difícil arte do soneto, nos jornais Século, Região de Leiria, O Correio, Jornal de Leiria, Jornal de Coimbra, Jornal de Aveiro, Jornal de Viseu, entre outros.
Foi distinguido no VII Encontro de Poetas do Distrito de Leiria, organizado pelo Rotary e foi o primeiro ser referênciado pelo poeta marinhense, recentemente falecido, Luiz Manuel, na sua secção "O País do Poema" do jornal O Correio.
Participou, em 23 de abril de 2008, na Biblioteca Municipal da Marinha Grande, no Encontro de Autores Marinhenses, onde dissertou sobre literatura (poesia e prosa), tendo inclusivamente declamado vários sonetos  do seu livro "Marinha Cidade Nova".
José Martins Saraiva está mencionado na edição de 1979, do Dicionário dos Autores do Distrito de Leiria (pág. 208).
De 2006 a 2008, foi confrade da "Confraria da Sopa dos Vidreiros", para a qual escreveu o seu pretenso futuro hino.
Faleceu dia 15 de janeiro de 2012.

É para além da vida...

É para além da vida, o mar sem fim,
Da dúvida e do desejo misturado,
Onde tudo que tenho ambicionado,
Está longe, tão longe, já, de mim!...

É para além do horizonte, - Enfim! -
Que fica, sempre, o reino procurado,
Tudo de quanto ando enamorado,
Que sempre se negou a dizer sim...

É para além da vida o que pressinto,
Que busco sem parar e é mais além,
Que, eu próprio, a mim mesmo às vezes minto.

Para fingir coragem que não vem;
Pois é preciso crer, que sempre a sinto,
Para me convencer a mim também!...
                     
                    José Martins Saraiva, in Para lá da onda que começa 


Este e outros sonetos pode encontrá-los AQUI,
bem como os contos e as lendas, que José Martins Saraiva
 tão bem soube contar.

É só vir à Biblioteca da sua cidade.


Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...