agosto 02, 2011

PARABÉNS ISABEL ALLENDE


"Eu preciso de não-conformistas, dissidentes, aventureiros, forasteiros e rebeldes que questionem, subvertam as regras e assumam riscos... pessoas boazinhas com bom senso não são personagens interessantes".

Isabel Allende, de nacionalidade chilena, nasceu a 2 de agosto de 1942, em Lima, Peru. Em 1973 foi forçada a abandonar o Chile na sequência do golpe militar em que Salvador Allende, seu tio, foi assassinado ou levado ao suicídio.
Trabalhou como jornalista no Chile e, posteriormente em Caracas, onde viveu até 1984. Depois, passou a viver nos Estados Unidos onde ensina literatura. Foi uma acérrima defensora dos direitos das mulheres.


Em 1973, ao tentar entrevistar Pablo Neruda, ele desconcertou-a: "Jamais aceitaria que me entrevistasses! És as pior jornalista deste país. Tu mentes o tempo todo. Passa a dedicar-te à literatura e todos os teus defeitos serão virtudes". Obedeceu e deve-lhe de certa forma o facto de se ter consagrado como escritora.
No entanto, a sua experiência como jornalista foi-lhe útil na medida em que não só a ensinou a usar a linguagem de forma eficaz, como também a fez adquirir uma facilidade de comunicação que a ajuda a aproximar-se de qualquer pessoa com uma história para contar.
O seu primeiro livro "A Casa dos Espíritos", de 1982 ganhou reconhecimento do público e da crítica.
Sobre ele, Alexandre O'Neil refere que " Isabel Allende saiu-se, logo assim de entrada, com uma obra primorosa, fascinante. A Casa dos Espíritos não pode deixar de ser gostada por um largo público".
Em 1993, foi adaptado ao cinema por Bille August e conta nos principais papéis com Jeremy Irons e Meryl Streep e pode ser visionado na Sala Áudio/Vídeo.

Os seus livros estão traduzidos em mais de 30 idiomas e são um caso de sucesso. Muitos deles já foram adaptados ao cinema, teatro, ópera e ballet, conferindo-lhe uma brilhante trajetória literária que com os anos não deixou de aumentar o seu prestígio.
Em 2010 venceu o Prémio Nacional de Literatura do Chile e este ano, ganhou o Prémio Hans Christian Andersen de Literatura 2011.


Veja AQUI a bibliografia da autora que a Biblioteca Municipal
 dispõe para empréstimo domiciliário.

Boa Semana e Boas leituras

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...